AS TIC NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RESSIGNIFICANDO E RECONSTRUINDO ESPAÇOS DE SABERES
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.02.11-24Palabras clave:
TIC. EJA. Mediação Pedagógica.Resumen
O uso das tecnologias no ambiente escolar é indispensável para que auxiliem no processo pedagógico aos docentes e aos discentes, visando garantir a oferta do ensino público noturno de qualidade nas suas diferentes etapas e modalidades. O estudo apresentado tem como objetivo compreender a importância do uso das TIC no ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa perspectiva, a pesquisa teve como questão norteadora a seguinte indagação: qual é a contribuição das TIC na Educação de Jovens e Adultos? A metodologia da pesquisa esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo como suporte a pesquisa bibliográfica. Os principais resultados apontaram que a EJA necessita de aulas que identifiquem e proponham a inclusão, o acesso e o domínio das tecnologias aproximando os estudantes de suas reais necessidades, garantindo a mediação no contexto do ensino e da aprendizagem, bem como a permanência e a sequência nos estudos.
Citas
BARROS, Abdizia Maria Alves. A Política de Formação de Professores da EJA: repercussão na prática pedagógica. Maceió: Edufal, 2019.
BATTESTIN, Cláudia; WEYH, Cênio Back. A perspectiva político-pedagógica na educação popular de Paulo Freire e a relevância de seu pensamento. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP, v. 29, n.61/ p. 321-335/ Maio-Ago. 2019.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (1996). Biblioteca Digital da Câmara dos deputados. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
BRITO, Glaucia S.; PURIFICAÇÃO, Ivonélia. Educação e Novas Tecnologias: um (re) Pensar. Curitiba: Ibpex, 2008.
CAPUCHO, Vera. Educação de Jovens e Adultos: Prática Pedagógica e Fortalecimento da Cidadania. São Paulo – SP: Cortez, 2012.
CARVALHO, Rosita Edler. Escola Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre, 4ª ed., Mediação, 2006.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e a sua prática. Campinas - SP: Papirus, 2006.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para Liberdade e Outros Escritos. São Paulo – SP: Editora Paz e Terra S/A, 2007.
LUNA, Sérgio V. de. O falso conflito entre tendências metodológicas. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000.
MAGALHÃES, Fernando. Tempos Pós-modernos. São Paulo: Cortez Editora, 2004.
MARTINS, Ângela Maria. Autonomia da Escola: a (ex)tensão do tema nas políticas públicas. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas – SP, Papirus, 21ª Edição revista e atualizada, 2013.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005.
SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo - SP: Edusp, 1988.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado. São Paulo – SP; Edusp, 2016.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.