IDENTIFICANDO A MATEMÁTICA NO CONTEXTO INDÍGENA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.182-192Palabras clave:
Etnomatemática, Educação superior, Povos indígenas.Resumen
O presente relato é fruto de uma experiência numa turma especial de estudantes indígenas da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó no segundo semestre de 2018. O texto trata de uma prática de sala de aula desenvolvida no componente curricular de Matemática Instrumental com o objetivo de identificar a presença da matemática na comunidade indígena através das vivências cotidianas, produção do artesanato, jogos, cosmologia, costumes e cultura. A atividade, na perspectiva da etnomatemática, consistiu na realização de um trabalho pelos estudantes, no qual deveriam pesquisar sobre os conhecimentos matemáticos inerentes à realidade, propiciando o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e produtivas. Ao final da experiência, avalia-se que o componente aproximou os estudantes da matemática formal e que os mesmos sentem-se valorizados ao perceber que o seu povo construiu uma matemática própria, utilizada em diferentes contextos.
Citas
BORBA, Marcelo; SKOVSMOSE, Ole. A ideologia da certeza em matemática. In: SKOVSMOSE, Ole. A educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: um programa. Educação Matemática em Revista (SBEM), n.1, reedição, ano 8, julho, 2002.
KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; GIONGO, Ieda M.; DUARTE, Claudia G. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
UFFS cria fóruns de disciplinas do Domínio Comum e Domínio Conexo. Chapecó, 5 dez. 2013a. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria/diretoria_de_
comunicacao/noticias/uffs-cria-foruns-de-disciplinas-do-dominio-comum-e-dominio-conexo>. Acesso em: 02 mar. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS). Conselho Universitário. Resolução nº 33/2013 - CONSUNI, de 12 de dezembro de 2013, alterada pela resolução nº 20 /CONSUNI/UFFS/2017, de 6 de dezembro de 2017. Institui o Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN) da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2013b.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS). Conselho Universitário, Câmara de graduação. Resolução nº 4/2014 – CONSUNI/CGRAD, alterada pela resolução nº 9/CONSUNI/CGAE/UFFS/2018, de 13 de novembro de 2018. Aprova o Regulamento da Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2014.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.