A PROBLEMÁTICA DO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTA DE APLICATIVO COMO FERRAMENTA DE RESILIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.01.29-46

Palabras clave:

Resiliência, Bullying, Humanização.

Resumen

O bullying é um problema de saúde pública que causa prejuízos físicos, sociais, afetivos e cognitivos, que devido ao espantoso crescimento se tornou um tema emergente. O presente trabalho tem como objetivos estudar o fenômeno do bullying e propor a criação de um aplicativo que visa aumentar a resiliência ao bullying. Trata-se de uma Revisão Integrativa, realizada na Base de dados do periódico CAPES, nos últimos cinco anos em duas categorias, que correspondem ao ano de aprovação da Lei 13.185 de 6 de novembro de 2015, que instituiu o programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) e na terceira categoria nos últimos sete anos. Os descritores foram, Bullying and Depressão, Resiliência and Interação Social e Bullying and Intervenções. Após refinamento foram selecionados 20 artigos. As três categorias identificadas foram: Bullying um problema de Saúde Mental (7 artigos); Caminhos para resiliência ao bullying (5 artigos); Propostas de intervenção do bullying  (8 artigos). A pesquisa revelou a importância de novas intervenções de combate, prevenção e de resiliência ao bullying, levando a criação do aplicativo “Humanizar” no intuito de auxiliar a resiliência ao bullying.

Biografía del autor/a

Carla Moreira Graça Mello, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente doCentro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Patrícia Osório Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). .

Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues, Centro Universitário de Volta Redonda- UniFOA; Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Engenheira Química, com doutorado em Ciências pela USP. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Citas

BAZZO, Juliane. Memórias revisitadas: sobre os testemunhos das vítimas retroativas de bullying no contexto brasileiro. Revista de Estudios Sociales, n. 59, p. 56–67, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0123-885X2017000100056&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 25 abr 2019.

BOLZAN, Denise Berlese; ROESE, Gustavo Sanfelice; BOLZAN, Daiane Berlese; SIDEGUM, Jacinta Renner. Bullying e violência social: vivência de adolescentes. Revista Latino Americana Ciencias Sociales, v.15, n.1, p.491-503, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1692-715X2017000100032&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 25 abr 2019.

BRASIL: Lei Nº 13.185, de 6 de Novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ Ato2015-2018/2015/Lei/L13185.htm>. Acesso em: 05 mai 2019.

BRASIL: Lei nº 13.663, de 14 de maio de 2018. Dispõe sobre promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência nos estabelecimentos de ensino. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2015-2018/2018/Lei/L13663.htm>. Acesso em: 05 maio 2019.

BROTTO, Fábio Otuzzi. Jogos cooperativos: “se o importante é competir, o fundamental é cooperar”. [s.l.]: Ed. Re-Novada/Projeto Cooperação, 1997.

CAVALCANTI, Jaqueline Gomes; COUTINHO, Maria da Penha de Lima; PINTO, Adriele Vieira de Lima; SILVA, Carla Costa; BÚ, Emerson do Araújo. Vitimização e Percepção do Bullying: Relação com a Sintomatologia Depressiva de Adolescentes. Revista de Psicologia da IMED, v.10, n.1, p.140-159, 2018. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/revistapsico/article/view/2725/1776>. Acesso em: 25 abr 2019.

DAEMON, Flora. Entre os muros e as mídias: o bullying e o school shooting numa perspectiva comunicacional. Revista EPOS, v. 6, n. 2, p. 06–26, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2178-700X2015000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 abr 2019.

FONTES, Rita de Cássia da Costa; BRANDÃO, Maria Regina Fereira. A resiliência no âmbito esportivo: uma perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano. Motriz: Revista de Educação Física, v.19, n.1, p.151–159, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/motriz/v19n1/a15v19n1.pdf>. Acesso em: 25 abr 2019.

GALVÃO- COELHO, Nicole Leite; SILVA DA, Hélderes Alves Peregrino; SOUSA, Maria Bernadete Cordeiro de. Resposta ao estresse: II. Resiliência e vulnerabilidade. Estudos de Psicologia, v.20, n. 2, p.72–81, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2015000200072&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 25 abr 2019.

HORTA, Cristina Lessa; HORTA, Rogério Lessa; MESTER, Ariela; LINDERN, Daniele; LISBOA, Carolina Saraiva de Macedo; WEBER, João Luís Almeida; LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Bullying e uso de substâncias psicoativas na adolescência: uma revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 1, p. 123 - 140, 2018. Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csc/v23n1/1413-8123-csc-23-01-0123.pdf>. Acesso em: 25 abr 2019.

LIRA, Lidianne Leite. Bullying: percepções dos estudantes em uma escola pública de Diversitas Journal: Brasília, v. 4, n. 1, p. 172-178, 2019. Disponível em: <http://periodicos.ifal.edu.br/diversitas_journal/article/view/709>. Acesso em: 25 abr 2019.

MALDONADO, José Pedro; TENORIO, Máximo Prado-Solis; CEDEÑO-CORTEZ, Maria. Resiliencia y juegos cooperativos en el contexto escolar. Dominio de las Ciencias, n. Extra 3, p.456–69, 2017. Disponível em: <http://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/652>. Acesso em: 25 abr 2019.

MATURANA, Humberto; REZEPKA, Sima Nisis Formação humana e capacitação. Petrópolis: Vozes, 2000.

MELLO, Flávia Malta Carvalho; SILVA, Jorge Luís da; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; PRADO, Rogério Ruscitto do; MALTA, Deborah Carvalho; SILVA, Angélica Iossi. A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2015. Revista Ciência e Saúde Coletiva, v.22, n.9, p.2939 - 2948, 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v22n9/1413-8123-csc-22-09-2939.pdf>. Acesso em: 25 abr 2019.

MIRANDA, Marcelo Henrique Goncalves de; LIMA, Larissa Suellen Gomes Andrade de. A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying. Momento: diálogos em educação, v. 28, n. 1, p. 328-348, 2019. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7847/5797>. Acesso em: 05 mai 2019.

OLIVEIRA, Francisco Nazareno. Bullying e o cyberbullying na escola. Revista de Ciências Humanas, v. 19, n. 03, p. 83–91, 2018. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3235>. Acesso em: 25 abr 2019.

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; SILVA, Jorge Luís da; BRAGA, Iara Falleiro; ROMUALDO, Claudio; CARAVITASILA, Simone Carla; SILVA, Marta Angélica Iossi. Modos de explicar o bullying: análise dimensional das concepções de adolescentes. Revista Ciência e Saúde Coletiva, v.23, n.3, p.751-761, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n3/1413-8123-csc-23-03-0751.pdf >. Acesso em: 25 abr 2019.

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; SILVA, Jorge Luís da; SAMPAIO, Julliane; CORDEIRO, Messias; SILVA, Marta Angélica Iossi. Saúde do escolar: uma revisão integrativa sobre família e bullying. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v.22, n.5, p.1553-1564, 2017. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232017002501553&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 25 abr 2019.

ORLICK, Terry. Vencendo a Competição. São Paulo: Círculo do livro,1978.

ORLICK, Terry. Positive Living Skills: Joy and Focus for Everyone. General Store Publishing House, 2010.

PERIM, Paulo Castelar; CORTE-REAL, Nuno; DIAS, Cláudia; PARKER, Melissa; SOUZA, Lidio de; FONSECA, Antonio Manuel. Resiliência, suporte social e prática esportiva: relações e possibilidades de intervenção social. Psicologia e Saber Social, v.4, n. 2, p.207–23, 2015. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/article/view/15194 >. Acesso em: 25 abr 2019.

SILVA, Fábio Luiz da Silva; MUZARDO, Fabiane Tais; ZAMARIAM, Julho; SILVA, Fabio Alexandre da. As violências no ambiente escolar: o bullying na percepção de professores e alunos. Cadernos da Pedagogia, v. 12, n. 23, p. 34-42, 2018. Disponível em: < http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1176/417>. Acesso em 05 mai 2019.

SILVA, Jorge Luiz da; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; BONO, Luciano Elvio; DIB, Marina Azôr. BAZON, Marina Resende. SILVA, Marta Angélica Iossi. Associações entre Bullying Escolar e Conduta Infracional: Revisão Sistemática de Estudos Longitudinais. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.32, n.1, p.81-90, 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ptp/v32n1/1806-3446-ptp-32-01-00081.pdf>. Acesso em: 25 abr 2019.

SILVA, Jorge Luiz da; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; MELLO, Flávia de Malta Carvalho; ANDRADE, Luciane de Sá. BAZON, Marina Rezende; SILVA, Marta Angélica Iossi. Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 7, p. 2329–2340, 2017. Disponível em: <http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/revisao-sistematica-da-literatura-sobre-intervencoes-antibullying-em-escolas/15490?id=15490>. Acesso em: 25 abr 2019.

SILVA, Jorge Luiz da; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; SILVA, Marta Angélica Iossi; PEREIRA, Beatriz Oliveira; CECÍLIO, Sálua. Estudo exploratório sobre as concepções e estratégias de intervenção de professores em face do bullying escolar. Psicologia: teoria e prática, v. 17, n. 3, p. 189–199, 2015. Disponível em: < http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/6123/5538>. Acesso em 25 abr 2019.

SILVA, Viviane Heck; OSIECKI, Ana Claudia. Influência do gênero no bullying escolar. Vitrine de Produção Acadêmica, v. 6, n. 1, p. 175-190, 2018.

Disponível em: <http://www.vitrineacademica.dombosco.sebsa.com.br/index.php/vitrine/article/view/528/537>. Acesso em: 05 mai 2019.

SILVA, Fábio Luiz da Silva; MUZARDO, Fabiane Tais; ZAMARIAM, Julho; SILVA, Fabio Alexandre da. As violências no ambiente escolar: o bullying na percepção de professores e alunos. Cadernos da Pedagogia, v. 12, n. 23, p. 34-42, 2018. Disponível em: < http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1176/417>. Acesso em 05 mai 2019.

SOUSA, Carolina Silva; GUERREIRO, António. Resiliência educacional e construção do conhecimento. Educação (UFSM), v.39, n.3, p.567–76, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/index.php/reveducacao/article/view/14343>. Acesso em: 15 abr 2019.

SOUZA, Luciana Martins de; FIGUEIREDO, Guilherme Gitahy de. O aluno é o “lobo do homem”? O bullying como reprodução das relações de dominação social na escola. SOMANLU: Revista de Estudos Amazônicos, ano 18, n. 1, p, 68-81, 2018. Disponível em: < http://periodicos.ufam.edu.br/somanlu/article/view/5080>. Acesso em: 05 mai 2019.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponível em: < http://astresmetodologias.com/material/O_que_e_RIL.pdf>. Acesso em 08 abr 2019.

TREVISOL, Maria Tereza Ceron; CAMPOS, Carlos Alexandre. Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 2, p. 275–284, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v20n2/2175-3539-pee-20-02-00275.pdf>. Acesso em 25 abril 2019.

VALLE, Jéssica Elena. PEREIRA- STELKO, Ana Carina. SÁ, Lucas Guimarães Cardoso. WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Bullying, vitimização por funcionários e depressão: Relações com o engajamento emocional escolar. Revista Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.19, n.3, p.463-473, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n3/2175-3539-pee-19-03-00463.pdf>. Acesso em 25 abril 2019.

Archivos adicionales

Publicado

2021-07-05

Cómo citar

Mello, C. M. G., Pereira, P. O., & Rodrigues, D. C. G. de A. (2021). A PROBLEMÁTICA DO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTA DE APLICATIVO COMO FERRAMENTA DE RESILIÊNCIA. Revista De Ciências Humanas, 21(1), 29–46. https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.01.29-46