EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.45-60

Palabras clave:

Ciências naturais. Ensino de ciências. Educação infantil. professor pesquisador.

Resumen

Neste artigo o ensino de ciências na educação infantil será abordado através de um relato de experiência da prática pedagógica, no Projeto Pequenos Cientistas.  O objetivo do trabalho em questão é demonstrar a importância que o ensino de ciências tem na aprendizagem infantil e o quanto ele influencia para a construção de cidadãos críticos e conscientes. Este projeto de pesquisa foi um estudo de caso realizado durante todo o ano de 2018, onde as práticas pedagógicas foram voltadas para a compreensão do ensino de ciências na educação infantil. Os resultados apontam que as escolas têm grande dificuldade em abordar os conhecimentos desta área de forma efetiva com as crianças menores, por isso, a ciência que contribui de forma significativa na educação infantil, passa a ser um conteúdo raso e com abordagens falhas, não atingindo as perspectivas necessárias, conforme os Parâmetros Curriculares de Ciências Naturais. Desta forma, conclui-se que é necessário reformular a abordagem do ensino com as crianças, tornando a aprendizagem efetiva e significativa.

Biografía del autor/a

Isadora Gobi Pinto, Universidade La Salle

Pedagoga pela Universidade La Salle Canoas.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e colaboradora do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Louise da de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestra em Educação pela Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. 

Citas

AMOEDO, F. et al. Educação Científica: O Desafio De Ensinar Cientificamente No Contexto Educacional Infantil. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9, n. 19, p. 62-71, 2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/221. Acesso em: 21 nov. de 2018.

BACH, E. L; PERANZONI, V. C. A história da educação infantil no Brasil: Fatos e uma realidade. Revista EFDeportes.com, v. 19, n. 192, 2014. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd192/a-historia-da-educacao-infantil-no-brasil.htm. Acesso em: 04 de set. de 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf . Acessado em 10 de out. de 2018.

________. Referencial Curricular Nacional Para A Educação Infantil. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: v. 3, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf, Acessado em: 10 de out. de 2018.

________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/1996. Brasília, 2005. Disponível em:

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acessado em 02 de nov. de 2018.

CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PÉRES, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CALDEIRA, A. M. de A., BASTOS, F. Alfabetização científica In: VALE, J. M. F do, et al. Escola Pública e Sociedade. São Paulo: Saraiva/Atual, p. 208-217, 2002.

CARVALHO, S. M. G.; PIO, P. M. A Categoria Da práxis em pedagogia do oprimido: Sentidos e implicações para a educação libertadora. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812017000200428&lang=pt. Acessado em: 20 de jun. de 2018.

DEMO, P. Educação e Alfabetização Científica. 1. ed. Campinas: Papirus, 2010. v. 1. 160p.

________. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis, Vozes, 1993 (19ª Ed., 1a Reimpressão, 2014).

FACHÍN-TERÁN, A. Fundamentos da Educação em Ciência. In: GONZAGA, A. M.;

FAGUNDES, T. B. Os Conceitos De Professor Pesquisador E Professor Reflexivo: Perspectivas Do Trabalho Docente. Revista Brasileira de Educação, v. 21 n. 65, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v21n65/1413-2478-rbedu-21-65-0281.pdf. Acessado em: 10 de nov. de 2018.

FRANCO, S. R. K. O Construtivismo e a Educação. Ed. Mediação. 4ª ed., Porto Alegre, 1995.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. 63º edição, 2017. Editora Paz & Terra. Rio de Janeiro.

GIL, A. C. Como Elaborar Projeto De Pesquisa. São Paulo, 2002.

HODSON, D. Philosophy of science and science education. Journal of Philosophy of Education, 12, 25-57, 1986.

KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Achiamé, Rio de Janeiro, 1982.

MARQUES, A. C. T. L. Ciências na educação infantil: uma reflexão a partir do trabalho com projetos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0114-1.PDF. Acessado em: 20 de nov. de 2018.

NASCIMENTO, F. do; FERNANDES, H.; MENDONÇA, V. M. de. O ensino de ciências no brasil: História, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, 2010. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/39/art14_39.pdf. Acessado em 20 de nov. de 2018.

NASCIMENTO, F. Pressupostos para a formação crítico-reflexiva de professores de ciências na sociedade do conhecimento. In: MIZUKAMI, M. G.. N. e REALI, A. M. M. R. (orgs.). Teorização de práticas pedagógicas: escola, universidade, pesquisa. São Carlos: UdUFSCar, 2009, p. 35-72.

SANTOS, M. S. A interdisciplinariedade na educação infantil. Instituto superior de educação do vale do juruenaise pos-graduação em psicopedagogia com ênfase em educação infantil. Alta floresta, 2010. Disponível em:

http://www.biblioteca.ajes.edu.br/arquivos/monografia_20140227105041.pdf. Acessado em 05 de nov. de 2018.

STAKE. R. E. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed.) Handbook of qualitative research. London: Sage, 2000. The Case study method in social inquiry. Educational Researcher, v. 7, n. 2, p. 5-8, 1978.

VEIGA, I. P. A. As dimensões do processo didático na ação docente. In: Encontro nacional de didática e prática de ensino. Curitiba, PR. Anais […] Champagnat v.1, p. 13-30, Curitiba, 2004.

YIN, R. K. Case study research: design and methods. London: Sage, 1984.

ZUQUIERI, R. de C. B. Ensino De Ciências Na Educação Infantil: Análise De Práticas Docentes Na Abordagem Metodológica Da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”. Bauru, 2007. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90857/zuquieri_rcb_me_bauru.pdf?sequence=1. Acessado em 05 de nov. de 2018.

Publicado

2021-02-09

Cómo citar

Gobi Pinto, I., Susana Jung, H., & de Quadros da Silva, L. da. (2021). EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Ciências Humanas, 21(3), 45–60. https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.45-60