O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PROL DA APRENDIZAGEM ESCOLAR.

Autores/as

  • santos freitas santos ane sulivan

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.01.115-129

Palabras clave:

Formação. Teorias educacionais. Tecnologias Digitais.

Resumen

RESUMO: Este trabalho apresenta a importância da tecnologias digitais em prol de uma aprendizagem escolar, muito mais significativa. Buscou verificar que a educação do futuro começa pela inserção correta de tosos os aparatos tecnológicos que são uteis para o processo de ensino e aprendizagem. Assim, o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação são recursos importantíssimos para tornar as disciplinas escolares do currículo muito mais dinâmicas e enriquecedoras, combatendo de forma mais eficiente os muitos problemas e dificuldades encontradas dentro do processo escolar. O desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para o universo digital é hoje uma das grandes exigências do mercado de trabalho, cabendo a escolar estar apta para ofertar esse tipo de desenvolvimento. As abordagens teóricas aqui tratadas mostraram que as mudança no sistema de ensino ocorreram de forma veloz, e que novas atitudes e uma nova postura desse educador dever tomada e construída. Para que passo a passo o cenário do novo ensino e aprendizagem seja compatível com a era digital em que todos estamos inseridos vivemos.

Palavras-chave: Formação. Teorias educacionais. Tecnologias Digitais.    

Biografía del autor/a

santos freitas santos, ane sulivan

professor da rede pública

Citas

REFERÊNCIAS

BAGATINI, Fabrício Agostinho. Tessituras da docência em tempos de tecnologias de informação e comunicação. 2015. 337 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 24 jul. 2015.

BORTOLAZZO, Sandro Faccin. Nascidos na era digital: outros sujeitos, outra geração. In: XVI ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 2012, Campinas. Anais.... Campinas: UNICAMP, 2012.

CASTRO, Mariela. Estou conectado, logo existo. 09 jan. 2013. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2018.

COMITÊ Gestor da Internet no Brasil. TIC Educação 2015. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016a.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KOBS, Fabio Fernando; CASAGRANDE JUNIOR, Eloy Fassi. O papel das tecnologias digitais na educação: perspectivas para além dos muros da escola. Rev. Cienc. Educ., Americana, ano XVIII, n. 34, p. 41-73, jan./jun. 2016.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LEVY, P. Só tablets não fazem trabalho sozinhos. [Entrevista cedida a] Bruno Alfano. Extra, Rio de Janeiro, 03 ago. 2014. Geral, p.15. Disponível em: Acesso em: 10 maio 2017.

LÉVY, P. Internet e escola de mãos dadas: entrevista com Pierre Lévy. Gestão Educacional, Curitiba, jul. 2012. Disponível em:Acesso em: 11 jul. 2018.

LOPES, Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva; MONTEIRO, Maria Iolanda; MILL, Daniel Ribeiro Silva. Tecnologias Digitais no contexto escolar: Um estudo bibliométrico sobre seus usos, suas potencialidades e fragilidades. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 30-43, 2014.

MORAN, J.M. Educação híbrida: o futuro para a aprendizagem. [Entrevista cedida a] Andréa Antunes. São Paulo, 2015. [Blog de Palestras, Workshops, Cursos]. Disponível em: # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.7, n.2, 2018. 16 . Acesso em: 30 maio 2017.

MORAN, José Manuel. Aprendendo integralmente por desafios. 2013a. Disponível em: < http://moran10.blogspot.com.br/2013_10_01_archive.html> Acesso em: 06 nov. 2016.

MORAN, J.M. Principais diferenciais das escolas mais inovadoras. São Paulo, 2013. [Blog de Palestras, Workshops, Cursos]. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2018.

MORAN, J.M. O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação na EAD: uma leitura crítica dos meios. Belo Horizonte: [s.n.], 1999. [Palestra proferida pelo Professor José Manuel Moran no evento "Programa TV Escola - Capacitação de Gerentes", realizado pela COPEAD/SEED/MEC em Belo Horizonte e Fortaleza, no ano de 1999]. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2018a.

MORAN, J.M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J.M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. Ed. rev. atual. São Paulo: Papirus, 2015a. p. 11-72.

SIEMENS, G. Conectivismo: uma teoria de aprendizagem para a idade digital. [S.l.: s.n.], 2004. Disponível em: . Acesso em: 24 abr.2017. TECNOLOGIA e inovação em aula é tema de debate do Educação 360. O Globo, Rio de janeiro, 24 jan. 2016. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2017.

SCHNEIDER, Dado. O mundo mudou... bem na minha vez! 3. ed. São Paulo: Integrare Editora, 2013.

UNESCO. Representação da UNESCO no Brasil. Aprendizagem móvel. Brasília, [201-?]. Disponível em: < http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-andinformation/access-to-knowledge/ict-in-education/mobile-learning/>. Acesso em: 12 maio 2017.

UNESCO. Representação da UNESCO no Brasil. Relatório de Monitoramento Global de EPT 2015 [Programa Educação para Todos 2015]. Brasília, [201-?]a. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2017a. UNESCO. Representação da UNESCO no Brasil. TI na Educação do Brasil. Brasília, [201- ?]b. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2018b.

UNESCO. Representação da UNESCO no Brasil. Aprendizagem móvel. Brasília, [201-?]. Disponível em: < http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-andinformation/access-to-knowledge/ict-in-education/mobile-learning/>. Acesso em: 12 maio 2017.

UNESCO. Representação da UNESCO no Brasil. Relatório de Monitoramento Global de EPT 2015 [Programa Educação para Todos 2015]. Brasília, [201-?]a. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2017a.

UNESCO. Representação da UNESCO no Brasil. TI na Educação do Brasil. Brasília, [201- ?]b. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2017b. # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.7, n.2, 2018.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

santos, santos freitas. (2019). O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PROL DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Revista De Ciências Humanas, 20(01), 115–129. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.01.115-129