PERCEPÇÕES E SIGNIFICADOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS (AS) EDUCANDOS (AS)?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.167-182

Palabras clave:

Educação Física Escolar. Ensino Médio. Práticas Corporais.

Resumen

O estudo traz à baila as compreensões sobre quais percepções e significados às práticas corporais têm para educandos (as) nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Médio, a partir da realização do Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Médio e das intervenções com uma turma de segundo ano em uma escola pública de uma cidade da região das Missões/RS. A metodologia utiliza foi de natureza qualitativa e segundo os objetivos seguiu um estilo descritivo/interpretativo. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram o memorial descritivo e o diário de campo. A compreensão das informações ocorreu por meio da categorização do conteúdo dos memoriais descritivos dos (as) educandos (as). As práticas corporais significaram a vivência dos conteúdos do componente curricular Educação Física nas três dimensões do conhecimento (conceitual, procedimental e atitudinal), bem como a dimensão da saúde, valorizando-as e considerando-as necessárias ao longo do processo ensino aprendizagem.

Biografía del autor/a

Sara dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Licenciada em Educação Física, área Ciência da Saúde

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Publicado

2019-12-17

Cómo citar

dos Santos, S., & Madalóz, R. J. (2019). PERCEPÇÕES E SIGNIFICADOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS (AS) EDUCANDOS (AS)?. Revista De Ciências Humanas, 20(03), 167–182. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.167-182