DIREITO EDUCATIVO, ÉTICA E THERAPEUTIC JURISPRUDENCE: INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.01.36-49Palabras clave:
Direito Educativo, Ética, Therapeutic Jurisprudence, EducaçãoResumen
O presente trabalho resulta dos estudos relacionados ao Grupo de Pesquisa em Therapeutic Jurisprudence e do Grupo de Pesquisa em Docência, Emancipação e Direito Educativo. Tem como objetivo apresentar as articulações existentes entre dois campos de pesquisa em especial, quais sejam, o Direito Educativo e a Therapeutic Jurisprudence, enquanto instrumento de concretização da ética. Trata-se de pesquisa bibliográfica, na qual foram empregados livros, artigos e trabalhos publicados em eventos científicos - impressos e online -, bem como a legislação brasileira relacionada à educação. Como principais resultados deste estudo, verificou-se que na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) é expressa sobre a necessidade da relação entre ética e educação. Levando-se isso em conta, demonstrou-se que a Therapeutic Jurisprudence tem como característica essencial medir as consequências da relação entre o texto normativo e a pessoa, ou seja, medir o impacto que determinada norma produz sobre determinado indivíduo na esfera psicoemocional. O cuidado, enquanto pressuposto ético de uma relação, consiste justamente na possibilidade de potencializar os efeitos “terapêuticos” e minimizar os “antiterapêuticos”, de forma que as consequências de determinada norma guardem a ética desde o ponto de vista da sua ideação. Além disso, entende-se que o cotidiano escolar brasileiro precisa ampliar os fundamentos da ética e suas implicações como perspectiva de cuidado, fundamentando o sentido existencial do ato educativo que busca humanizar e construir conhecimentos humanizadores. Por fim, foi visto que há reflexões sobre as dimensões educacionais que atravessam o viés da reflexão ética que é vista como elementar para a realização de práticas educativas. Educar não é visto apenas como reprodução dos sistemas de ensino, mas transcende a perspectiva de formação cognitiva/emocional através da educação para a humanização da reflexão proposta também pelas relações éticas.Citas
ALONSO, Fernando González. Epílogo: Las miradas que convergen en el Derecho Educativo. In: ALONSO, Fernando Gonzáles. El Derecho Educativo: miradas convergentes. Caligrama, 2018.
BATTISTI, Fernando. NOGARO, Arnaldo. Kant e a educação em diálogo permanente. Curitiba, CRV, 2018.
BRASIL. MINISTERIO DE EDUCACIÓN. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. (1997) Parâmetros Nacionais de qualidade para a educação infantil. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF).
BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Curso de ética jurídica: ética geral e profissional. 13. Ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
FENSTERSEIFER, Daniel Pulcherio; BATTISTI, Fernando. Therapeutic Jurisprudence: implicações éticas no direito contemporâneo. In: Revista Direito & Inovação. v. 3, n. 3, 2015. Frederico Westphalen: URI. p. 2-16.
______ Ética e Direito: perspectivas jurídicas do cuidado. In: IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, 2016, Frederico Westphalen. Políticas e processos de Formação docente no território ibero-americano: construindo um futuro comum. Frederico Westphalen: Editora URI, 2016. p. 1500-1514.
FENSTERSEIFER, Daniel Pulcherio. Verificación de la therapeutic jurisprudence en el derecho educativo: accesibilidad para personas con discapacidades. In: IX Congreso internacional de investigación en derecho educativo. Tuxtla Gutierrez: Universidad Autónoma de Chiapas, 2016. p. 400-405.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: 31 ed. São Paulo:Paz e terra, 2005.
HORA, Peggy Fulton; SCHMA, William G.; ROSENTHAL, John T. A. Therapeutic Jurisprudence and the Drug Teratment Court Movement: revolutionizing the criminal justice system’s response to drug abuse and crime in America. Notre Dame Law Review. 74. 1999.
LEIVA, Luis Alberto Garcia. El derecho educativo: sus relaciones con el desarrollo en la sociedad del conocimiento. Disponibleen: rieoei.org/deloslectores/060garcialeiva.PDF. Acceso en: 26 set 2016.
PACHECO, Luci Mary Duso. Educação em contextos de vulnerabilidade social: um olhar sobre a ampliação da jornada escolar no Brasil e o Direito Educativo. In: ALONSO, Fernando Gonzáles. El Derecho Educativo: miradas convergentes. Caligrama, 2018.
VERDERA, Raúl Edilberto Soria. Introducción al análisis del Derecho Educativo. Alta Gracia: PircaEdiciones, 2014.
WEXLER, David B. Justicia Terapéutica: una visión general. In: FENSTERSEIFER, Daniel Pulcherio. Therapeutic Jurisprudence: lições e práticas que podem humanizar o direito. Curitiba: CRV, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.