AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR VERSUS AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.03.4-26Palabras clave:
Avaliação da aprendizagem. Avaliação de desempenho. Educação Superior. Qualidade de ensino.Resumen
O estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente e ao Grupo de Pesquisa GPEG, cadastrado no CNPq. Tem-se como objetivo central analisar a perspectiva de aprendizagem, voltada para o desenvolvimento de competências, que norteia o processo de avaliação de desempenho do estudante da educação superior e suas relações com as perspectivas de avaliação propostas na LDB nº 9394/1996, no Plano nacional de Educação (PNE 2014-2024) e na Lei n.º 10.861/2004 que institucionalizou o ENADE, juntamente com o Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES). O SINAES é formado por três componentes principais: a) a avaliação das instituições; b) avaliação dos cursos; c) avaliação do desempenho dos estudantes. São questionados os aspectos teóricos e conceituais que aproximam ou distanciam, teórica e conceitualmente, as expressões “avaliação da aprendizagem” e “avaliação de desempenho” e são exploradas nos atos legais as relações entre os significados dos termos “aprendizagem”, “desempenho” e “competências”. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa documental e uma pesquisa bibliográfica sobre o tema avaliação, buscando compreender as mudanças que ocorreram nos modelos de avaliação, tendo em vista as finalidades da educação superior no contexto que se delineou após a década de 1990 e, principalmente, após a publicação da LDB, em vigor. A política de avaliação é um tema que vem conquistando grande espaço na área educacional e no campo da pesquisa, sendo reconhecida a sua função social, política e educacional. Este presente estudo não desconsidera os inúmeros questionamentos não favoráveis ao processo de avaliação pelo seu caráter regulatório. Porém, no contexto governamental, como política de avaliação institucionalizada, o ENADE se firma como um dos elementos balizadores importante, que atua de forma integrada no que se refere à qualidade e relevância dos cursos de graduação e das Instituições de Ensino Superior, juntamente com o SINAES.
Citas
ABRAMOWICZ, M. Avaliação da aprendizagem: como trabalhadores-estudantes de uma faculdade particular noturna vêem o processo - em busca de um caminho. 1990. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1990.
______. Avaliando: A avaliação da aprendizagem - Um novo olhar. São Paulo: Lúmen, 1996.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de junho de 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm> Acesso em: 23 mar. 2018.
______. CNE. Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de julho de 2010, Seção 1, p. 10. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf
Acesso em: 23 mar. 2017.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm . Acesso em: 23 mar. 2018.
______. Base Nacional Comum Curricular (BNCCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf
PERRENOUD, Philippe. MAGNE, B. C. Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.
______. LEI No 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm Acesso: 12 set. 2018.
______. LEI Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso: 12 set. 2018.
______. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base – Ensino Medio. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 24 at. 2018.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
< http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 02 mar. 2018.
______. SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 4. ed., ampl. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.
______. INEP. Análise dos resultados do exame nacional de desempenho dos estudantes das áreas avaliadas em 2005 e 2008, com ênfase nos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia e pedagogia. V 1. Brasília, DF: Inep, 2015.
______.INEP. Avaliação das instituições de educação superior. Brasília, 2011. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br>. Acesso em: 15 abr. 2018.
CARMINATTI, S. S. H.; BORGES, M. K. Perspectiva da Avaliação da Aprendizagem na Contemporaneidade. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 3, n. 52, p. 160-178, mai. ago. 2012.
FERNANDES, D. Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Cacém: Texto Editores, 2005.
FERNANDES, D. Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Colecção Educação Hoje. Porto: Textos Editores, Lta, 2009.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Fourth generation evaluation. Newbury Park, CA: Sage, 1989. (Trad. Livre)
GUBA, E.; LINCOLN, Y. Avaliação de quarta geração. Campinas: Editora Unicamp, 2011. (Tradução no Brasil)
LIBÂNEO, J. C. (1992). Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
LIMA, J. do R. O Processo histórico da avaliação. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/o-processohistorico-da-avaliacao/48584/> Acesso em: Março de 2015.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 6.ed. São Paulo: Cortez, 1997.
Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Disponível em: http://www.br.undp.org/content/dam/brazil/docs/agenda2030/undp-br-Agenda2030-completo-pt-br-2016.pdf . Acesso em: 7 nov. 2017.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1998.
ROPÉ, F.; TANGUY, L. (Org.) Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas: Papirus, 1997.
STUFFLEBEAM, D. L. The relevance of the CIPP evaluation model for educational accountability. Journal of Research and Development in Education, 5(1), 19-25, 1971(Trad. Livre).
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.