O ENSINO DE HISTÓRIA: EVIDÊNCIAS E TENDÊNCIAS ATUAIS

Autores/as

  • Idanir Ecco

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v8i10.306

Resumen

Analisar reflexivamente o ensino de História, quanto às suas
evidências no contexto da educação formal, bem como, suas tendências na atualidade, enquanto período marcado por mudanças aceleradas e de crise paradigmática, é o propósito registrado na sistematização deste trabalho. Para tanto, inicia problematizando a História na sala de aula, questiona e analisa o objetivo do conhecimento histórico e debate o significado e a importância da função docente. Defende que a História seja trabalhada na prespectiva da produção do conhecimento e que deva contribuir para a formação de seres humanos enquanto cidadãos, isto é, que contribua para a formação de alunos e professores atuantes e comprometidos com um projeto de sociedade em que os seres humanos, historicamente situados, seja a centralidade do processo.

Publicado

2012-09-13

Cómo citar

Ecco, I. (2012). O ENSINO DE HISTÓRIA: EVIDÊNCIAS E TENDÊNCIAS ATUAIS. Revista De Ciências Humanas, 8(10), p. 123–142. https://doi.org/10.31512/rch.v8i10.306

Número

Sección

Dossiê