O ENSINO DE HISTÓRIA: EVIDÊNCIAS E TENDÊNCIAS ATUAIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v8i10.306Resumo
Analisar reflexivamente o ensino de História, quanto às suasevidências no contexto da educação formal, bem como, suas tendências na atualidade, enquanto período marcado por mudanças aceleradas e de crise paradigmática, é o propósito registrado na sistematização deste trabalho. Para tanto, inicia problematizando a História na sala de aula, questiona e analisa o objetivo do conhecimento histórico e debate o significado e a importância da função docente. Defende que a História seja trabalhada na prespectiva da produção do conhecimento e que deva contribuir para a formação de seres humanos enquanto cidadãos, isto é, que contribua para a formação de alunos e professores atuantes e comprometidos com um projeto de sociedade em que os seres humanos, historicamente situados, seja a centralidade do processo.
Publicado
2012-09-13
Como Citar
Ecco, I. (2012). O ENSINO DE HISTÓRIA: EVIDÊNCIAS E TENDÊNCIAS ATUAIS. Revista De Ciências Humanas, 8(10), p. 123–142. https://doi.org/10.31512/rch.v8i10.306
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.