A formação estética no compartilhamento de imagens entre os acadêmicos do curso de fotografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.95-119

Palabras clave:

Educação, Práticas Educativas,

Resumen

O presente artigo emerge a partir das reflexões sobre a formação estética, alicerçado em produções fotográficas e representações escritas construídas pelos acadêmicos de fotografia compartilhadas na mídia social “Facebook”. Estes acadêmicos fazem parte de uma disciplina de fotografia ministrada pela autora e as atividades constituem este lócus investigativo. Assim, o problema se apresenta do seguinte modo: Quais são os sinais gerados pelos sujeitos participantes, por intermédio de compartilhamento nesta mídia social considerando a formação estética desses acadêmicos? Instigada nesta problemática, os dados empíricos observados nas interações no Facebook foram submetidos a metodologia de análise do conteúdo abordando a semiótica, ou seja, uma análise propondo uma dupla visão ao objeto, conectando imagem e escrita. A partir da proposta pedagógica evidenciamos nas análises um amplo crescimento nas modulações das narrativas e nas imagens (fotografias) produzidas, corroboradas pela formação estética dos acadêmicos ao passo que sentiam-se tocados pelo contexto. Sentidos e sentimentos que aos poucos, contribuíram para o desenvolvimento dos acadêmicos de modo crítico, inspirador e transformador. A cada narrativa escrita e captura fotográfica percebe-se a formação estética em histórias singulares, composições, luzes, linguagens e ou ângulos inusitados.  

 

Biografía del autor/a

Elisabete Freitas Teixeira, UNILASALLE

Mestre em Educação e Doutoranda pela Umilasalle.Seu projeto de tese está articulado ao projeto de pesquisa “Educação On-Line: reconfigurações, reconstruções e significados na prática pedagógica para o ensino e aprendizagem”, desenvolvido no Grupo de pesquisa Convivência e tecnologia digital na contemporaneidade - COTEDIC UNILASALLE/CNPq, pertencente a linha de pesquisa “Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle.
Docente de curso Superior pela Ulbra (Fotografia e Publicidade e Propaganda)

Luciana Backes, UNILASALLE

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de l'Education pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na l'Université Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular do Centro Universitário LaSalle - Unilasalle, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, informática na educação, educação on-line, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, hibridismo tecnológico digital, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, comunidades virtuais de aprendizagem, processo de autonomia, processo de autoria, dimensões do acoplamento estrutural, cultura emergente. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.

Citas

BAKTHIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

BERTOLINI, Sonia.; BRAVO, Giangiacomo. Social capital, a multidimensional concept. 2004. Disponível em: <http://web.archive.org/web/20030318075349/http://www.ex.ac.uk/ shipss/politics/research/ socialcapital/other/bertolini.pdf>. Acesso em: 14março. 2018.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas, I. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica.

In: Obras escolhidas, I. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Contra Ponto. Rio de Janeiro, 1997, p.16.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Lisboa: Edições 70, 1994, p. 17-18.

GOFFMAN, Erwin. A Representação do Eu na Vida Cotidiana. Petrópolis: Ed. Vozes, 1975.

GOFFMAN, Erwin. A Representação do eu na vida cotidiana. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Tradução de Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

MAFFESOLI, Michel. O tempo retorna: formas elementares da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa (3a ed.). Rio de janeiro: forense, 2000, p. 105.

MAFFESOLI, Michel. O eterno instante. O retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Revista Famecos. Mídia cultura e tecnologia. Nº 15, ago. 2001a. Porto Alegre: EDIPUCRS, p.74-81.

MORIN, Edgar. O método. Porto Alegre: Sulina, 1998.

SANTAELLA, Maria Lucia. Estética de Platão a Peirce. S.P: Experimento, 1994.

SANTAELLA, Maria Lucia. Estética de Platão a Peirce. S.P: Experimento, 1998, p. 117.

SANTAELLA, Maria Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS. Porto Alegre, nº 22, p. 23-32, dezembro 2002.

SANTAELLA, Maria Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson, 2002.

SANTAELLA, Maria Lucia. ARANTES, Priscila (orgs.). Estéticas Tecnológicas, novos modos de sentir. São Paulo: EDUC, 2008.

SCHILLER, Friedrich. Cartas sobre a Educação Estética da Humanidade. Tradução de Roberto Schwarz. São Paulo: Herder, 1963, p.79.

TURNER, Victor. The Anthropology of performance. New York: PAJ Publications, 1987.

Publicado

2018-06-04

Cómo citar

Teixeira, E. F., & Backes, L. (2018). A formação estética no compartilhamento de imagens entre os acadêmicos do curso de fotografia. Revista De Ciências Humanas, 19(01), 95–119. https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.95-119