A formação estética no compartilhamento de imagens entre os acadêmicos do curso de fotografia
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.95-119Palabras clave:
Educação, Práticas Educativas,Resumen
O presente artigo emerge a partir das reflexões sobre a formação estética, alicerçado em produções fotográficas e representações escritas construídas pelos acadêmicos de fotografia compartilhadas na mídia social “Facebook”. Estes acadêmicos fazem parte de uma disciplina de fotografia ministrada pela autora e as atividades constituem este lócus investigativo. Assim, o problema se apresenta do seguinte modo: Quais são os sinais gerados pelos sujeitos participantes, por intermédio de compartilhamento nesta mídia social considerando a formação estética desses acadêmicos? Instigada nesta problemática, os dados empíricos observados nas interações no Facebook foram submetidos a metodologia de análise do conteúdo abordando a semiótica, ou seja, uma análise propondo uma dupla visão ao objeto, conectando imagem e escrita. A partir da proposta pedagógica evidenciamos nas análises um amplo crescimento nas modulações das narrativas e nas imagens (fotografias) produzidas, corroboradas pela formação estética dos acadêmicos ao passo que sentiam-se tocados pelo contexto. Sentidos e sentimentos que aos poucos, contribuíram para o desenvolvimento dos acadêmicos de modo crítico, inspirador e transformador. A cada narrativa escrita e captura fotográfica percebe-se a formação estética em histórias singulares, composições, luzes, linguagens e ou ângulos inusitados.
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