ENSINAR E APRENDER PELA PESQUISA: UM DESAFIO PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores/as

  • Sonia Maria Piccoli
  • Roque Moraes

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v7i8.284

Resumen

O texto discute uma possibilidade de a escola e os professores criarem outras formas de trabalhar em sala de aula através da proposta de educar pela pesquisa, bem como, dos professores compreenderem a necessidade da educação ser continuada. A seguir, descrevemos como a opção pela proposta de educar pela pesquisa é uma possibilidade de transformar as práticas atuais da sala de aula em outro fazer docente. Os professores são desafiados a construírem ações que possibilitem o recriar do  diálogo, da autonomia e da capacidade argumentativa, no grupo de professores e, por conseqüência, nos alunos. Descrevemos como pode acontecer a evolução de um grupo de professores com a vivência da proposta de educar pela pesquisa e, como isso pode se constituir emcompreensão  da necessidade da educação continuada dos professores. No conjunto dos argumentos, defendemos a organização de professores em grupos de pesquisa como modo de educação continuada. Após a vivência com a proposta de formação continuada com base no educar pela pesquisa, podemos afirmar que a simples alteração da proposta de trabalho em sala de aula não é suficiente para a transformação da prática do professor, pois o mais importante é ser capaz de perceber os movimentos que se instalam na sala de aula, nos professores e nos alunos. Tudo isso, são fundamentos que nos permitem ver a proposta de educar pela pesquisa, não como a
única, mas como uma das possibilidades de alterar o fazer/docente
em sala de aula, bem como as ações dos professores. Sendo assim, acreditamos que o êxito da sala de aula gira em torno da
competência e do compromisso do professor consigo mesmo, ao
longo de sua profissão e de sua existência.

Publicado

2012-09-06

Cómo citar

Piccoli, S. M., & Moraes, R. (2012). ENSINAR E APRENDER PELA PESQUISA: UM DESAFIO PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista De Ciências Humanas, 7(8), p. 91–106. https://doi.org/10.31512/rch.v7i8.284

Número

Sección

Dossiê