ENSINAR E APRENDER PELA PESQUISA: UM DESAFIO PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v7i8.284Resumen
O texto discute uma possibilidade de a escola e os professores criarem outras formas de trabalhar em sala de aula através da proposta de educar pela pesquisa, bem como, dos professores compreenderem a necessidade da educação ser continuada. A seguir, descrevemos como a opção pela proposta de educar pela pesquisa é uma possibilidade de transformar as práticas atuais da sala de aula em outro fazer docente. Os professores são desafiados a construírem ações que possibilitem o recriar do diálogo, da autonomia e da capacidade argumentativa, no grupo de professores e, por conseqüência, nos alunos. Descrevemos como pode acontecer a evolução de um grupo de professores com a vivência da proposta de educar pela pesquisa e, como isso pode se constituir emcompreensão da necessidade da educação continuada dos professores. No conjunto dos argumentos, defendemos a organização de professores em grupos de pesquisa como modo de educação continuada. Após a vivência com a proposta de formação continuada com base no educar pela pesquisa, podemos afirmar que a simples alteração da proposta de trabalho em sala de aula não é suficiente para a transformação da prática do professor, pois o mais importante é ser capaz de perceber os movimentos que se instalam na sala de aula, nos professores e nos alunos. Tudo isso, são fundamentos que nos permitem ver a proposta de educar pela pesquisa, não como a
única, mas como uma das possibilidades de alterar o fazer/docente
em sala de aula, bem como as ações dos professores. Sendo assim, acreditamos que o êxito da sala de aula gira em torno da
competência e do compromisso do professor consigo mesmo, ao
longo de sua profissão e de sua existência.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.