DISCUTINDO ASTRONOMIA NA SALA DE AULA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i02%20[31].2804

Palabras clave:

Astronomia, Livro Didático, Formação de Professores

Resumen

A Astronomia é um tema que, atualmente, vem sendo deixado em segundo plano na sala de aula. Ora pela sua abstração científica muito complexa, ora pelo fato do despreparo de profissionais na área de educação no repasse desses assuntos. Tendo em vista ainda que, muitas vezes, o professor tem apenas o livro didático como a fonte principal na sua prática pedagógica, em que caso este livro apresente incoerências e problemas de apresentação do tema, o sujeito que lê sobre o assunto pode reproduzir um conhecimento confuso e muitas vezes falso. Objetiva-se com este estudo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o ensino dos fundamentos de Astronomia, realizada com a turma de pré-concluintes do curso noturno de licenciatura em Geografia, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, num total de 25 estudantes. Discutiu-se com a turma as dificuldades na apresentação dos temas de Astronomia pelos professores na sala de aula, bem como a problemática na utilização do livro didático como, na maioria das vezes, única ferramenta de acesso a esse conhecimento e fez-se uma análise das resenhas produzidas por estes estudantes. Verifica-se na pesquisa que há uma grande deficiência na abordagem dos temas de Astronomia pelos livros didáticos, indicando tanto um descaso com o tema em relação aos demais assuntos curriculares, quanto uma dificuldade de compreensão no que tange os fenômenos celestiais abordados.

Citas

DAVIES, N. O Livro Didático de História do Brasil: Ideologia Dominante ou Ideologias Contraditórias? Niterói: Faculdade de Educação da UFF, 1991 (Dissertação de Mestrado em Educação).

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1997.

MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes: 1997.

LAUREL, C. Celestia. Celestia Development Team. Disponivel em: Acesso em: 01/03/2008.

LANGHI, R. S. Ideias de Senso Comum em Astronomia. Observatórios Virtuais – Ideias de Senso Comum (2004). Disponível em: < www.telescopiosnaescola.pro.br/langhi.pdf >. Acesso em: 08/05/07.

LANGUI, R. S. & NARDI, R. Um Estudo Exploratório para a Inserção da Astronomia na Formação de Professores do Ensino Fundamental. In: 8ª Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, 2003, Bauru – SP, Atas da 8ª Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru – SP: Faculdade de Ciências – UNESP, 2003.

PUZZO, D.; TREVISAN, R. H.; & LATARI, C. J. B. Astronomia: A Investigação da Ação Pedagógica do Professor. In: Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, 2005. n.2, pp. 01-13.

SOBREIRA, P. H. A. O ensino de Astronomia nas Faculdades Teresa Martin. In: Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, 2005. n.2, pp.93-101.

Publicado

2017-10-27

Cómo citar

Machado-Filho, H. de O. (2017). DISCUTINDO ASTRONOMIA NA SALA DE AULA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. Revista De Ciências Humanas, 18(02), 222–239. https://doi.org/10.31512/rch.v18i02 [31].2804