EDUCAÇÃO INTEGRAL E A RELAÇÃO ENTRE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA NA PERSPECTIVA DE HEIDEGGER

Autores/as

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano - UNIFRA e Faculdade Palotina - FAPAS
  • Guilherme Alves de Souza Faculdade Palotina - FAPAS
  • Isis Moraes Zanardi Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2601

Palabras clave:

Educação. Ensino. Aprendizagem. Sentido do ser.

Resumen

O artigo busca examinar a proximidade da filosofia de Heidegger com o tema da educação, que está relacionado com a busca pelo sentido do Ser e pode ser explorado a partir do caráter essencialmente questionador de seu pensamento. O interesse de Heidegger pela educação é preparar o estudante para o acolhimento das questões que dizem respeito à abertura de caminhos que levem ao aprendizado do pensar e promovam a capacidade reflexiva. Aprender o autêntico pensar permite alcançar a sintonia na busca pelo sentido da própria existência. Para tal o aprendiz precisa de alguém que lhe conduza ao autêntico pensar. A responsabilidade do mestre consiste em conduzir o aprendiz, mostrando caminhos e alternativas para encontrar o pensamento e o próprio Ser. Heidegger convida a uma reflexão sobre o papel que tem assumido a escola e o educador com relação à formação dos estudantes. Nessa perspectiva, educar é provocar, é instigar o aluno a desenvolver uma formação que visa à autenticidade no pensar e na busca do verdadeiro sentido da existência. Trata-se de um convite a refletir acerca do pragmatismo e do comodismo no qual entraram muitas instituições de ensino e a sociedade como um todo. 

Biografía del autor/a

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA e Faculdade Palotina - FAPAS

Doutor em Educação - PPGE/UFPel. Mestre em Filosofia - PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Professor Adjunto do Curso de Filosofia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Coordenador Institucional - PIBID/CAPES/UNIFRA e do Curso de Filosofia da Faculdade Palotina - FAPAS.

Guilherme Alves de Souza, Faculdade Palotina - FAPAS

Acadêmico do Curso de Filosofia - Faculdade Palotina (FAPAS). Bolsista - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES).

Isis Moraes Zanardi, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Licenciada em Filosofia - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Bolsista CAPES.

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Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Alves, M. A., Souza, G. A. de, & Zanardi, I. M. (2017). EDUCAÇÃO INTEGRAL E A RELAÇÃO ENTRE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA NA PERSPECTIVA DE HEIDEGGER. Revista De Ciências Humanas, 18(30), 99–116. https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2601