CONFLITOS NA ESCOLA: MEDIAÇÃO E (DES)CONTROLE

Autores/as

  • Antonio Mateus Carvalho Soares Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2538

Palabras clave:

violência. escola. segurança pública

Resumen

A violência escolar é um fenômeno que cresce mundialmente e  pode ser atribuído a diversos fatores que dilaceram os códigos de convivência e subvertem a civilidade e a ordem do funcionamento da instituição escolar, que além de se responsabilizar pela  formação da educação formal  do estudante, passa a ter que gerenciar atos indisciplinares mais graves. A questão principal analisada neste artigo no âmbito da violência escolar na capital baiana, é que algumas escolas ao demonstrarem  impotência frente ao crescimento deste fenômeno, passam a ter no processo de intermediação da violência a presença de instituições externas ligadas à Segurança Pública. Em Salvador, a evolução da violência escolar, conforme veremos através da análise de  dados estatísticos, ao passo que revela as dificuldades das instituições de ensino de lidarem com a situação, apresentam a mobilização participativa de novos agentes externos na gestão dos fatos, a exemplo da  Delegacia do Adolescente Infrator – DAI e da Ronda Escolar da Policia Militar, órgãos públicos ligados a Segurança Pública do Estado.

 

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Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Soares, A. M. C. (2017). CONFLITOS NA ESCOLA: MEDIAÇÃO E (DES)CONTROLE. Revista De Ciências Humanas, 18(30), 152–175. https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2538