DIÁLOGO EPISTEMOLÓGICO E ÉTICO EM UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA DE EDGAR MORIN

Autores/as

  • Claudir Miguel Zuchi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
  • Claudia Battestin

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2537

Resumen

O presente artigo é resultante de pesquisa bibliográfica que visa analisar a dimensão ética presente na vida das pessoas. Através do referencial teórico de Edgar Morin, é possível observar a importância e a necessidade de dialogarmos com a realidade histórico-crítica da sociedade e da Educação. Uma vez que, se os problemas e as mudanças caminham em ordem acelerada, concordamos que há necessidade de um pensamento complexo. Porém, qual é o espaço ético nessa discussão? Como refletir eticamente na experiência pedagógica, na elaboração do conhecimento? Questões como essas terão centralidade nesta investigação, a fim de pensarmos um caminho viável e ético para os problemas vigentes na educação e no mundo da vida.

 

Palavras-chave: Conhecimento. Educação. Ética. Morin.

Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Zuchi, C. M., & Battestin, C. (2017). DIÁLOGO EPISTEMOLÓGICO E ÉTICO EM UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA DE EDGAR MORIN. Revista De Ciências Humanas, 18(30), 136–151. https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2537