DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Autores/as

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Marta Marques Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2534

Palabras clave:

docência universitária, formação interdisciplinar, investigação-ação.

Resumen

Pensar a docência universitária implica compreender a responsabilidade do professor universitário como mediador no processo de aprendizagem e formação profissional de seus alunos. Assumir esta responsabilidade exige um processo de formação que qualifique a prática pedagógica no sentido de torna-la eficiente e eficaz quanto aos seus meios e objetivos. O presente ensaio tem por escopo, apresentar algumas perspectivas de formação consideradas essenciais para enfrentar os novos tempos que vive a educação superior. A perspectiva de investigação-ação, teorizada por Zeichner (1987), Kirk (1989), Schön (1987), Elliott (1990), Stenhouse (1984), Pérez Gomes (1998) dentre outros, mostra-se promissora para pensar a docência universitária numa perspectiva de formação interdisciplinar.

Biografía del autor/a

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino (em andamento desde 2008) e o projeto Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicação em várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (lançado em 2012) e Leituras sobre Richard Rorty e a educação (lançado em 2013). E-mail: altairfavero@gmail.com

Marta Marques, Unisinos

Mestre em Educação (UPF), doutoranda em Educação (Unisinos). Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Grupo de pesquisa: “A improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior: o problema da identidade docente”.  E-mail: marta.pr@gmail.com

Citas

APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

BEHRENS, Maria Aparecida. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, Marcos (org.). Docência na Universidade. 9 ed. Campinas: Papirus, 2008, pp.57-68.

CIEGLINSKI, Amanda. Salto de excelência, Ensino Superior, ano 14, n. 168, setembro de 2012, pp. 26-33.

ELLIOTT, John. La investigación-acción en educación. Madrid: Morata, 1990.

ELLIOTT, John. El cambio educativo desde la investigación-acción. Madrid: Morata, 1991.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 5 ed. Campinas: Papirus, 2000.

GIROUX. Henry. Los profesores como intelectuales: hacia una pedagogia crítica Del aprendizaje. Barcelona: Paidós, 1990.

KEMMIS, Stephen; McTAGGART, Robin. Cómo planificar la investigación-acción. 3 ed. Barcelona: Editorial Laertes, 1988.

KEMMIS, Stephen. El curriculum: mas alla de la teoria de la reprodución. Madrid: Editora Morata, 1988.

KIRK, G. El curriculum básico. Barcelona: Paidós-MEC 1989.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Desafios da educação superior. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, n 17, jan./jun, 2007, pp.14-21.

PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 3 ed. Caxias do Sul: UCS, 2014.

PÉREZ GOMEZ, Angel. Lecturas de aprendizaje y enseñanza. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 1988.

PÉREZ GOMEZ, Angel. Comprender y enseñar a comprender. Reflexiones em torno al pensamiento de J. Elliott. In: ELLIOTT, John. La investigación-acción en educación. Madrid: Morata, 1990, p.9-19.

SCHÖN, Donald. La formación de profisioneles reflexivos. Barcelona: Paidós, 1987.

STENHOUSE, Lawrence. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1984.

STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la eseñanza. Madrid: Morata, 1987.

STONES. E. Y. MORRINS, M. Teaching practice: problems and perspectivis. Londres: Ed. Methuen, 1972.

ZABALA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZEICHNER, Kenneth. Enseñanza reflexiva y experiências de aula en la formación del profesorado, Revista de Educación, n.282, 1987, p.161-189.

Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Fávero, A. A., & Marques, M. (2017). DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR. Revista De Ciências Humanas, 18(30), 37–53. https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2534