Plano de formação no contexto da pedagogia da alternância

Autores/as

  • Luciane Maria Serrer de Mattos mestre em Desenvolvimento Regional e doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria de Lourdes Bernartt Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.54-76

Palabras clave:

Educação do Campo, Casa Familiar Rural, Saberes Escolares

Resumen

Este texto relata uma pesquisa realizada no contexto da Pedagogia da Alternância. O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorre, no Plano de Formação, a articulação entre Temas Geradores, que dizem respeito aos conhecimentos vivenciais, e conteúdos previstos para o Ensino Médio de uma Casa Familiar Rural. Para tanto, o Plano de Formação produzido para as três séries do Ensino Médio foi analisado, considerando três categorias de articulação: explícita, implícita e conforme a abordagem. As análises demonstraram que os monitores da Casa Familiar Rural pesquisada produzem um Plano de Formação e procuram articular Temas Geradores com  conteúdos do Ensino Médio. Contudo, esta articulação nem sempre acontece de forma explícita. A articulação entre Temas Geradores e conteúdos do Ensino Médio configura-se, portanto, no contexto em que a pesquisa foi realizada, como um desafio.

 

Biografía del autor/a

Luciane Maria Serrer de Mattos, mestre em Desenvolvimento Regional e doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pedagoga e professora da Educação Básica. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UTFPR. Doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela mesma instituição.

Maria de Lourdes Bernartt, Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR

Doutora em Educação pela Unicamp, docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR

Citas

ARCAFAR-SUL. Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil. Histórico da Arcafar. Disponível em: <http://www.arcafarsul.gov.br>. Acesso em: 22. jun. 2013.

CASA FAMILIAR RURAL DE CRUZ MACHADO. Ementa do Curso Técnico em Agropecuária. Cruz Machado, 2009.

_____. Plano de Formação. Cruz Machado, 2013.

ESTEVAM, Dimas Oliveira. Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância. Florianópolis: Insular, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIMONET, Jean Claude. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR – Associação Internacional dos Movimentos Familiares e de Formação Rural, 2007.

GNOATTO, Antonio A. et al. Pedagogia da alternância: uma proposta de educação e desenvolvimento no campo. In: XLIV Congresso da Sober: questões agrárias, educação no campo e desenvolvimento. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2006.

MARIRRODRIGA, Roberto Garcia; CALVÓ, Pedro Puig. Formação em Alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Argentina: Colección AIDEFA, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa e, saúde. São Paulo-Rio de Janeiro, HUCITEC-ABRASCO, 1992.

_____Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.

PEZARICO, Geovana. A casa, a terra e o mar: os objetos e os espaços no contexto da pedagogia da alternância. 2014. 201f. Tese (Doutorado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

UNEFAB. União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. Disponível em: <http://www.unefab.org.br>. Acesso em: 28. abr. 2013.

Publicado

2018-04-20

Cómo citar

Mattos, L. M. S. de, & Bernartt, M. de L. (2018). Plano de formação no contexto da pedagogia da alternância. Revista De Ciências Humanas, 19(01), 54–76. https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.54-76