Plano de formação no contexto da pedagogia da alternância
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.54-76Palabras clave:
Educação do Campo, Casa Familiar Rural, Saberes EscolaresResumen
Este texto relata uma pesquisa realizada no contexto da Pedagogia da Alternância. O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorre, no Plano de Formação, a articulação entre Temas Geradores, que dizem respeito aos conhecimentos vivenciais, e conteúdos previstos para o Ensino Médio de uma Casa Familiar Rural. Para tanto, o Plano de Formação produzido para as três séries do Ensino Médio foi analisado, considerando três categorias de articulação: explícita, implícita e conforme a abordagem. As análises demonstraram que os monitores da Casa Familiar Rural pesquisada produzem um Plano de Formação e procuram articular Temas Geradores com conteúdos do Ensino Médio. Contudo, esta articulação nem sempre acontece de forma explícita. A articulação entre Temas Geradores e conteúdos do Ensino Médio configura-se, portanto, no contexto em que a pesquisa foi realizada, como um desafio.
Citas
ARCAFAR-SUL. Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil. Histórico da Arcafar. Disponível em: <http://www.arcafarsul.gov.br>. Acesso em: 22. jun. 2013.
CASA FAMILIAR RURAL DE CRUZ MACHADO. Ementa do Curso Técnico em Agropecuária. Cruz Machado, 2009.
_____. Plano de Formação. Cruz Machado, 2013.
ESTEVAM, Dimas Oliveira. Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância. Florianópolis: Insular, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIMONET, Jean Claude. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR – Associação Internacional dos Movimentos Familiares e de Formação Rural, 2007.
GNOATTO, Antonio A. et al. Pedagogia da alternância: uma proposta de educação e desenvolvimento no campo. In: XLIV Congresso da Sober: questões agrárias, educação no campo e desenvolvimento. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2006.
MARIRRODRIGA, Roberto Garcia; CALVÓ, Pedro Puig. Formação em Alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Argentina: Colección AIDEFA, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa e, saúde. São Paulo-Rio de Janeiro, HUCITEC-ABRASCO, 1992.
_____Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.
PEZARICO, Geovana. A casa, a terra e o mar: os objetos e os espaços no contexto da pedagogia da alternância. 2014. 201f. Tese (Doutorado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
UNEFAB. União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. Disponível em: <http://www.unefab.org.br>. Acesso em: 28. abr. 2013.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.