A FORMAÇÃO POR MEIO DA PESQUISA: REFLEXÕES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v18i02%20[31].2526Palabras clave:
Gestão Educacional, Educação Básica, PesquisaResumen
A pesquisa como um componente da formação de educadores é um tema que emerge no cenário contemporâneo como uma das possibilidades de redimensionamento das relações de ensinar e de aprender centradas no professor. Muitos estudos têm apontado as potencialidades desta perspectiva de atuação, bem como lançado desafios para que iniciativas individuais se transformem em projetos coletivos. O artigo tem o objetivo de contribuir para este debate, apresentando a experiência de uma disciplina oferecida em um Curso de Mestrado Profissional voltado para a formação de gestores educacionais. Partindo da assertiva do educar pela pesquisa, o planejamento e a oferta da disciplina organizaram-se a partir de uma bibliografia básica e um conjunto de conceitos considerados estruturantes do estudo, com vistas à articulação teórico-vivencial e na ênfase à escrita autoral dos alunos mestrandos. A aposta na reflexão como o caminho possível para a desconstrução de certos padrões prioritariamente técnicos ou até mesmo tecnicistas de compreensão também orientou a elaboração e o desenvolvimento do plano de estudos. Ao final, o resultado teve uma avaliação positiva em termos de proposta disciplinar, mas ainda demonstrou fragilidades no que tange às necessidades de autonomia e de protagonismo discente que são inerentes a uma proposta educativa deste tipo.
Citas
ANDRÉ, Marli; PRÍNCEPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 63, p. 103-117, jan./mar. 2017. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49805 Acesso: 03/03/2017.
AFONSO, Almerindo Janela. Para uma concetualização alternativa de accountability em educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 33, n. 119, p. 471-484, abr.-jun. 2012.
AFONSO, Almerindo Janela. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, ANPEd, v. 18, n. 53, abr-jun 2013.
ALARCÃO, Isabel. (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BARBOSA, Joaquim Gonçalves; HESS, Remi. O diário de pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. – Brasília: LiberLivro, 2010.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador – São Paulo: Cortez, 2003. (Série saber com o outro; v. 1)
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados, 2003, 6ª ed. – (Coleção Educação Contemporânea).
ESTEBAN, Maria Teresa. Silenciar a polissemia e invisibilizar os sujeitos: indagações ao discurso sobre a qualidade da educação. Revista Portuguesa de Educação, 2008, 21 (1), pp 5-31.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de; FORSTER, Mari Margarete dos Santos. Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas. In: Dossiê Paulo Freire, a Prática Pedagógica e a Formação de Professores. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 55-69, jul./set. 2016. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47206 Acesso: 09/01/2017.
LIMA, Licínio C. A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal. Educ.Pesquisa. São Paulo, vol. 41, número especial, p. 1339-1352, dez., 2015.
MORAES, Roque; LIMA, Valderez M. do R. (orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
PARO Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? – São Paulo: Cortez, 2015 (Coleção Questões da Nossa Época; vol. 56).
ROLDÃO, Maria do Céu. A mudança anunciada da escola ou um paradigma de escola em ruptura? In: ALARCÃO, Isabel. (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Pp. 115-134.
TELLO, César e MAINARDES, Jefferson. Pluralismos e investigación en política educativa una perspectiva epistemológica, Revista Mexicana de Investigación Educativa, vol. 20, n. 66, 2015, p. 763-788.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo, Libertad, 2002. (Coleção Subsídios Pedagógicos, v.3).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.