PERCEPÇÕES SOBRE TECNOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DA SITUAÇÃO DE AUTOCONFRONTAÇÃO CRUZADA COM PROFESSORAS EM FORMAÇÃO PELO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v18i02%20[31].2484Palabras clave:
Tecnologia, Educação, AutoconfrontaçãoResumen
O presente artigo analisa as percepções sobre tecnologia no espaço escolar a partir da fala de uma dupla de professoras em formação em situação de autoconfrontação cruzada. Utiliza-se dos conceitos de tecnologia baseados em Vieira Pinto (2005) e a relação entre educação e tecnologia presente nos estudos de Bastos (1998), Lima Filho e Queluz (2005), utiliza-se ainda de Lima Filho (2003) no que diz respeito à sociedade de informação. Conclui-se que apesar das continuidades e rupturas vivenciadas pela escola no imaginário tecnológico, o professor deve ser o conhecedor das tecnologias e mediador de novos conhecimentos entre os artefatos tecnológicos e seus alunos, para tanto as formações inicial e continuada devem contemplar as relações entre educação e tecnologia.
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BASTOS, João A. S. L. Educação e Tecnologia. IN: Tecnologia e Interação. Curitiba: PPGTE/CEFETPR, 1998.
CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira e Marlene Machado Zica Vianna. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
LIMA FILHO, Domingos Leite. Breve ensaio sobre as virtudes da virtualidade: elementos para uma crítica ao conceito de sociedade da informação. IN: QUELUZ, Gilson L. Tecnologia e Sociedade: (im)possibilidades. Curitiba: Torre de Papel, 2003.
LIMA FILHO, Domingos Leite e QUELUZ, Gilson Leandro. A tecnologia e a educação tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual. IN: Educ. Tecnol. Belo Horizonte, v. 10. n 1. p. 19-28, jan/jun. 2005.
PRETI, Dino. (org.). Análise de Textos Orais. 6.ed. São Paulo: Humanitas, 2003.
VIEIRA PINTO, Álvaro. A tecnologia. IN: O Conceito de Tecnologia. Volume 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.