EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVA CRÍTICO EMANCIPADORA

Autores/as

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro CURADO SILVA Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i02%20[31].2468

Palabras clave:

Epistemologia, Formação de professores, Práxis educativa.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre quais seriam as relações possíveis entre Epistemologia, Formação de Professores e Práxis Emancipatória Crítica. A proposta está vinculada a um estudo bibliográfico que busca construir um corpo de conhecimentos teóricos-práticos que contribua para uma proposta de formação de professores da Educação Básica tendo como referência um problema de conhecimento referido à tessitura das relações sociais que se desenvolvem no plano estrutural, conjuntural e nas práticas cotidianas do trabalho historicamente constituído. Nesse sentido propõe-se discutir o que se entende por Epistemologia e como esta pode contribuir com a formação de professores, bem como quais categorias são fundamentais no campo conceitual para a compreensão das mediações entre epistemologia da práxis e formação docente a fim de possibilitar aproximações para uma  perspectiva crítico emancipadora.

Biografía del autor/a

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro CURADO SILVA, Universidade de Brasília

Prezados professores (as),

Venho, por meio deste, convidá-los (as) para compor a banca de defesa do projeto de doutorado:

ENCAMINHAMENTOS AO ENSINO DE MATRIZ ENERGÉTICA NA EDUCAÇÃO CTS: um ESTUDO COM PRÁTICAS na formação de licenciandos da área de ciências naturais

de autoria de TIAGO CLARIMUNDO RAMOS.  

O trabalho foi orientado pelo professor Wildson Luiz Pereira dos Santos, no qual irei presidir a banca de defesa. 

A banca será composta pelos seguintes membros:

 

 

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva (FE-UnB) - Presidente 

- Décio Auler (CE-UFSM) Membro externo

    - José Roberto da Rocha Bernardo (FE-UFF) Membro externo

- Maria Helena da Silva Carneiro (FE-UnB) Membro interno

- Roseline Beatriz Strieder (IF-UnB) Membro interno

- Cleyton Hércules Gontijo (FE-UnB) Membro suplente

 

A sugestão de data é:

7 de março de 2017, a partir das 09h, na Faculdade de Educação da UnB, Brasília-DF.

 

 Gostaria que informassem o aceite e a disponibilidade para a data. 

 

Publicado

2017-10-26

Cómo citar

CURADO SILVA, K. A. C. P. C. (2017). EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVA CRÍTICO EMANCIPADORA. Revista De Ciências Humanas, 18(02), 121–135. https://doi.org/10.31512/rch.v18i02 [31].2468