TECENDO POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSOR: REFLEXÃO, PESQUISA E AUTORIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2304Palabras clave:
Formação de professores, Professor-pesquisador, Autoria docente, Análise do discurso.Resumen
Neste trabalho, significamos alguns conceitos relacionados à formação do professor, apresentados por um viés histórico. Nos últimos anos, têm sido muitos os motes difundidos e presentes nos discursos de pesquisa sobre o que o professor é, ou o que deve ser. Dentre estes, destacamos as denominações Professor-Pesquisador e Professor-Reflexivo. Acrescentamos ainda a concepção de Professor-autor, que vimos defendendo em pesquisas e proposições de processos formativos. Em seguida, descrevemos e analisamos um contexto de pesquisa-formação que prioriza a pesquisa e autoria dos professores, a partir da apresentação de práticas e escrita docente; e apresentamos propostas de continuações a longo prazo para o processo formativo descrito.
Citas
AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.
AMORIM, M. O pesquisador e seu outro- Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa, 2004.
ANDRADE, L. T. de. As (im)possíveis alfabetizações de alunos de classes populares pela visão de docentes na escola pública. Projeto de Pesquisa CAPES/OBEDUC, 2010a.
_______. Teorias no campo educacional, práticas pedagógicas e formação docente; seus personagens e enredos. In: DAUSTER, T, FERREIRA, L (Orgs). Por que ler?: perspectivas culturais do ensino da leitura. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010b.
ANDRÉ, M. E. Pesquisa, formação e prática docente. In: ______ . (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2005. p. 55-67.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. Ed. São Paulo. Martins Fontes, 2011.
CHARTIER, A. M. Práticas de Leitura e escrita – história e atualidade. Belo Horizonte: Ceale/ Autêntica, 2007.
DICKEL, A. Que sentido há em se falar em professor-pesquisador no contexto atual? Contribuições para o debate. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (orgs). Cartografias do trabalho docente: Professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras/ALB. 1998.
Elliott, J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (orgs). Cartografias do trabalho docente: Professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras/ALB. 1998. p. 137-152.
FAGUNDES, T. B. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, v. 21 n. 65 abr.-jun. 2016.
FERREIRA, A. B. de H. Miniaurélio Século XXI Escolar: o minidicionário da Língua Portuguesa. 4. ed. ver. Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
FIORENTINI, D. A didática e a prática de ensino mediadas pela investigação sobre a prática. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. v. 1. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 243-258.
FRAMBACH, F. A. Entre urdiduras e tramas: tecendo reflexões sobre leitura, literatura e (trans)formação continuada de professores alfabetizadores. 2016. 223f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
GERALDI, C.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
LÜDKE, M. A pesquisa e o professor da escola básica: Que pesquisa, que professor? In: CANDAU, V. (org.) Ensinar e aprender: Sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 101-114.
______. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, n. 74, p. 77-96, 2001.
NÓVOA, A. (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.
______. Matrizes curriculares. [set. 2001]. Entrevista concedida ao Programa Salto para o Futuro. Rio de Janeiro, TV Escola (MEC). Disponível em:
http://tvescola.mec.gov.br/tve/salto-acervo/interview;jsessionid=7978DD37031F680FD1993DA88CB989A0?idInterview=8283. Acesso em: 12 set. 2016.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In:______ .; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 17-52.
SAUJAT, F. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.
SCHÖN, D. A. The reflective practitioner. Nova York: Basic Books, 1983.
______. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992. p.93-115.
TARDIF, M. Saberes Docentes & Formação Profissional. 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
TARDIF, M.; LESSARD, C. (Orgs). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Trad. Lucy Magalhães. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
ZEICHNER, K.M. Formando professores reflexivos para uma educação centrada no aprendiz: possibilidades e contradições. In: ESTEBAN, M. T; ZACCUR, E. (orgs). Professora- pesquisadora uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.