TECENDO POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSOR: REFLEXÃO, PESQUISA E AUTORIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2304

Palabras clave:

Formação de professores, Professor-pesquisador, Autoria docente, Análise do discurso.

Resumen

Neste trabalho, significamos alguns conceitos relacionados à formação do professor, apresentados por um viés histórico. Nos últimos anos, têm sido muitos os motes difundidos e presentes nos discursos de pesquisa sobre o que o professor é, ou o que deve ser. Dentre estes, destacamos as denominações Professor-Pesquisador e Professor-Reflexivo.  Acrescentamos ainda a concepção de Professor-autor, que vimos defendendo em pesquisas e proposições de processos formativos. Em seguida, descrevemos e analisamos um contexto de pesquisa-formação que prioriza a pesquisa e autoria dos professores, a partir da apresentação de práticas e escrita docente; e apresentamos propostas de continuações a longo prazo para o processo formativo descrito.

 

Biografía del autor/a

Fernanda de Araújo Frambach, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universdade Federal do Rio de Janeiro.

Ludmila Thomé de Andrade

Fernanda de Araújo Frambach[1]

[2]


[1] Mestre em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. nanda.s.a@hotmail.com.

[2] Doutora em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. lud@litura.com.br.

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Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Frambach, F. de A., & Andrade, L. T. de. (2017). TECENDO POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSOR: REFLEXÃO, PESQUISA E AUTORIA. Revista De Ciências Humanas, 18(30), 54–74. https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2304