ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES NO ESTADO DO PARANÁ: GOVERNO JAIME LERNER E GOVERNO ROBERTO REQUIÃO.
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2289Palabras clave:
Políticas Educacionais, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional.Resumen
O presente estudo foca o contexto histórico das políticas educacionais para a formação continuada dos profissionais da educação no estado do Paraná, no período de 1999 a 2006. Foi neste contexto que surgiu o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/PR. Programa de formação continuada, cujos pressupostos estão ancorados na valorização e reconhecimento dos docentes; melhorias tanto nos processos de ensino/aprendizagem, como nos processos de tomadas de decisões relativos à gestão da escola e a formação ocorre integrada com as Instituições de Ensino Superior (IES). Para tanto, considerando a metodologia do ciclo de políticas (MAINARDES, 2006), para compreender o contexto de influência da criação do PDE/PR., recorremos à revisão bibliográfica sistemática sobre o processo de formulação das políticas e as características e experiências de formação continuada no Governo Jaime Lerner (1999 a 2002) e no Governo Roberto Requião (2003 a 2006). Concluímos que o PDE diferencia-se dos programas de formação continuada técnicos e funcionalistas.
Citas
Referências
ARCO-VERDE, Yvelise Freitas de Souza. Formação continuada para intelectuais orgânicos. In: BITTENCOURT Agueda Bernadete, FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Orgs.). Formação humana e gestão da educação: a arte de pensar ameaçada. São Paulo: Cortez, 2008.
Ball, S. J. Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005
BOURDIEU, Pierre. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs). Pierre Bourdieu: escritos e educação. Petrópolis,RJ: Vozes, 2013.
CAMPOS, R. F. Do Professor reflexivo ao professor competente: os caminhos da reforma no Brasil. In: MORAES, Maria Célia; PACHECO, José A.; EVANGELISTA, Maria Olinda (Orgs.). Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2003.
FLORES, Maria Assunção. Dilemas e desafios na formação de professores. In: MORAES, Maria Célia; PACHECO, José A.; EVANGELISTA, Maria Olinda (Orgs.). Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2003.
IMBERNÓN, F Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. A Abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas,SP: Mercado de Letras, 2013. p. 143-167.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas,SP, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
MAINARDES, Jefferson; FERREIRA, Márcia dos Santos; TELLO, César. Análise de Políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 143-171.
NADAL, Beatriz G. Gestão e formação contínua: práticas articuladas da gestão escolar. Olhar de Professor, Ponta Grossa,PR, v. 3, n. 3, p. 15-28, nov. 2007.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: ______. (Coord.). Os Professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PARANÁ. Decreto 4482, de 14 mar. 2005. Fica implantado o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, que disciplina a promoção e progressão do professor no nível III da carreira. Legislação Estadual de Recursos Humanos, Curitiba, em 14 de março de 2005. Disponível em: <http://celepar7cta.pr.gov.br/ seap/legrh-v1.nsf/5199c876c8f027f603256ac5004b67da/a15d33ad30fc460d 83256fcd005e873d?OpenDocument>. Acesso em: 02 fev. 2014.
______. Lei Complementar 103 de 15 de março de 2004. Institui e dispõe sobre o Plano de Carreira do Professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná e adota outras providências. Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, Curitiba, 15 de março de 2004. Disponível em: <http://www.legislacao.pr.gov.br/ legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=7470&indice=1&totalRegistros=1>. Acesso em: 02 fev. 2014.
______. Lei Complementar 130 de 14 de julho de 2010. Regulamenta o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, instituído pela Lei Complementar nº 103/2004, que tem como objetivo oferecer Formação Continuada para o Professor da Rede Pública de Ensino do Paraná, conforme especifica. Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, Curitiba, 14 de julho de 2010. Disponível em: <http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisar Ato.do? action=exibir& codAto=56184&indice=1&totalRegistros=2>. Acesso em: 02 fev. 2014.
______. Documento Síntese PDE. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. SEED: Curitiba, 2014. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia. pr.gov.br/arquivos/File/pde_roteiros/2013/documento_sintese_2014_incorporando_avaliacao.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2014.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Resolução nº 4341/2007. Normatiza a operacionalização do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, na Rede Pública Estadual de Ensino. Disponível em: <http://www.esedh. pr.gov.br/ arquivos/File/SECRETARIA_DE_ESTADO_DA_EDUCACAO_ RESOLUCAO_ 1670_2009.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2015.
PÉREZ-GÓMEZ, Angel. O Pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). Os Professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PERONI, Vera Maria Vidal. Políticas Públicas e Gestão da Educação em tempos de redefinição do papel do Estado. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, VII, 2008. Anais... Itajaí: AnpedSul, 2008. p. 02-15. Disponível em: <http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo5/ organizacao_gestao/modulo1/pol%EDticas_publicas_e%20gestao_da_educacao_veraperoni.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2015.
POSSI, Ester H. de Barros. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/Pr (2007 – 2009): um estudo sobre transformações e permanências. 2012. 218 f. (Dissertação) – Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Londrina. 2012.
SAPELLI, Marlene L. S. Políticas educacionais do governo Lerner no Paraná (1995-2002). Cascavel,PR: Gráfica Igol, 2003.
SHIROMA, E. O. O Eufemismo da profissionalização. In: MORAES, M. C. M. (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SOUZA, A. R. Reformas educacionais: descentralização, gestão e autonomia escolar. Educar, Curitiba, n. 22, p. 17- 49, 2003.
TAVARES, Tais Moura. Gestão pública do sistema de ensino no Paraná (1995-2002). 2004. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
ZANARDINI, Isaura M. S.; BLUM, Marcia S. R.; MICHELLON, Edimor A. Uma Análise das políticas de gestão escolar no Paraná e no Brasil entre os anos de 1980 e 2006. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados,MS, v. 3, n. 7, p. 131-139, jan./abr. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.