REVISITANDO CONCEITOS: ALFABETISMO/ANALFABETISMO E RESPECTIVOS NEOLOGISMOS

Autores/as

  • Luci Mary Duso Pacheco URI
  • Nair Maria Balem

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v3i3.224

Resumen

O presente artigo aborda a compreensão, em uma revisão histórico-cultural e conceitual, o significado de alfabetismo/analfabetismo e respectivos neologismos, tais como “letramento”, “alfabetização”, “letrismo”, “iletrismo”, “alfabetismo” e “analfabetismo”, conceituando e relacionando os mesmos ao processo de letramento do indivíduo em sua relação com a aquisição da lecto-escrita. Parte do princípio de que o “alfabetismo” é a característica distintiva mais importante de um homem e de uma sociedade civilizados, comprovando, assim, que a  alfabetização é de fundamental importância  enquanto acesso à produção cultural do saber, bem como acesso ao exercício de poder. A alfabetização deve, também, ser concebida para o que ela foi histórica e culturalmente pensada e pelo que ela representa contemporaneamente, assim como pelo que pode ser no futuro.

Publicado

2012-08-09

Cómo citar

Pacheco, L. M. D., & Balem, N. M. (2012). REVISITANDO CONCEITOS: ALFABETISMO/ANALFABETISMO E RESPECTIVOS NEOLOGISMOS. Revista De Ciências Humanas, 3(3), p. 133–150. https://doi.org/10.31512/rch.v3i3.224

Número

Sección

Dossiê