PROJETOS POLÍTICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v2i2.208Resumen
O presente texto apresenta algumas dimensões do debate nacional sobre a política de formação de professores para atuar na Educação Básica, enfatizando a existência de dois projetos políticos antagônicos e diversos. De um lado, o projeto político do Governo FHC, através do Ministério da Educação e do Desporto (MEC), no qual defende um novo locus para a formação de professores e uma nova modalidade, o Normal Superior. Ao mesmo tempo que não reconhece o Curso de Pedagogia como formador de professores, mas sim de especialistas. De outro, o projeto das universidades, faculdades/centros de Educação, que apostam no aperfeiçoamento do Curso de Pedagogia, bem como em uma formação de professores que tenha como referência a escola, incorporando as diferentes experiências desenvolvidas em nosso país, a partir de diretrizes nacionais que garantam a afirmação de projetos pedagógicos democráticos.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.