Instrumento Auxiliador Da Aprendizagem: Uma Proposta Investigativa
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1837Palabras clave:
aprendizagem, proposta, instrumentosResumen
Resumo: Este texto tem como intuito discutir a proposta de investigação decorrente dos desdobramentos observados na tese de doutorado de Miranda (2014) que desenvolveu um Experimento Didático Formativo na base da Teoria do Ensino Desenvolvimental de Vasili V. Davídov. O experimento verificou como se dá a formação, apropriação e generalização de conceitos, por parte dos alunos no aprendizado da modalidade esportiva voleibol e também a influência da proposta de auto-avaliação dinâmica no grupo pesquisado. Os sujeitos voluntários para a pesquisa foram jovens com idades de 12 e 13 anos estudantes da rede pública estadual do município de Trindade-GO. Em decorrência das abstrações processadas pelo pesquisador no campo investigativo foi encaminhada uma análise para a sistematização de um instrumento auxiliador da aprendizagem em contexto formativo. Este estudo de cunho histórico-cultural da atividade vem aflorar uma questão intrigante, quer seja a possibilidade de sistematização de um instrumento capaz de auxiliar na verificação de como o aluno pode aprender com mais facilidade e, portanto, auxiliando os professores e alunos no planejamento e desenvolvimento das atividades de ensino. Espera-se com a discussão desta temática conduzir trabalhos no sentido de organizar instrumentos pedagógico-didáticos que sejam facilitadores do trabalho educacional no campo prático.
Citas
DAVIDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental - a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Textos publicados na Revista Soviet Education, August/VOL XXX, N° 8, sob o título “Problems of Developmental Teaching. The Experience of Thbeoretical and Experimental Psycholgogical Research – Excerpts”, de V.V. Davydov. EDUCAÇÃO SOVIÉTICA. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas (1986).
DAVYDOV, V. V. Tipos de generalización em la ensiñanza. Havana, Ed. Pueblo y Educación, 1981.
DAVYDOV, V. V. Uma nova abordagem para a interpretação da estrutura e do conteúdo da atividade. Trad. José Carlos Libâneo. Goiânia: s. n., s.d. (Digitado)
GONZÁLEZ REY, F. L. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural / Fernando Luis González Rey; tradução Raquel Souza Lobo Guzzo; revisão técnica do autor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Tradutor: Rubens Eduardo Frias. 2ª ed., São Paulo: Centauro, 2004.
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. da M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-cientifico. In: LONGAREZI. A. M.; PUENTES, R. V. (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013. P. 315-350.
LURIA, LEONTIEV, VYGOTSKY et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento / Alexis Leontiev... [et al.]; Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2005.
MIRANDA, Made Júnior. O ensino desenvolvimental e a aprendizagem do voleibol. Saarbrucken, Deutschland / Nie : Novas Edições Acadêmicas - NEA, 2014, v.1. p. 357.
RUBISNSTEIN, S. L.El ser y la consciência. Havana: Edición Revolucionária, 1962.
VYGOTSKI, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1994.
____. Pensamento e linguagem. Tradução de Jéferson Luiz Camargo, 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
____. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: LEONTIEV, A. et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2005.
____. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. – 7ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007.
____. História Del desarrollo de lãs funciones psíquicas superiores. Editorial científico técnica. Ciudad de La Habana. Sd.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.