POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, POR MEIO DA UAB, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1678Palabras clave:
políticas públicas, educação a distância, Universidade Aberta do Brasil, formação docente,Resumen
Este artigo tece considerações acerca da formação de professores por meio da educação a distância (EaD), refletindo em específico sobre as ações da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Dessa maneira, discute-se como o surgimento da UAB torna-se um desdobramento político para atender à formação inicial e continuada, principalmente dos docentes, possibilitando um acesso diferenciado à educação. O objetivo central do texto é apresentar a EaD na formação de professores por meio da UAB, para o processo investigativo foi utilizada a abordagem qualitativa e o tema passa a ser abordado a partir de uma análise textual dos documentos oficiais e ainda uma perspectiva teórica em autores como Alonso (2005, 2010), Belloni (2012), Brzezinski (2014), Lima (2005, 2013, 2014a, 2014b), Moore e Kearsley (2011), Peters (2011), Veiga (1998, 2006) Como conclusão percebeu-se o quanto as ideologias neoliberais estão por trás da formação docente, principalmente nas propostas a distância, e o como está aumentando a oferta de cursos por parte da rede privada.Citas
ALONSO, Kátia Morosov. Algumas considerações sobre a educação a distância, aprendizagens e a gestão de sistemas não presenciais de ensino. In: PRESTI, Oreste (Org.). Educação a Distância: ressignificando práticas. Brasília: Liber Livro, 2005.
______. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Revista Educação e Sociedade. Campinas, SP, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, out./dez. 2010. Disponível em: < http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 18 jan. 2015.
AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 6 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
BIANCHETTI, Roberto Geraldo. O modelo neoliberal e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2014.
______. Ministério da Educação. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:< www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 11 jan. 2015.
______. Ministério da Educação. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm> Acesso em 09 jan. 2015.
______. Ministério da Educação. Disposições sobre a UAB. Universidade Aberta do Brasil, 2008. Disponível em: <http://uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9:historico-&catid=6:sobre&Itemid=21>. Acesso em: 10 jan. 2015.
______. Ministério da Educação. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009a. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm> Acesso em: 9 set. 2014.
______. Ministério da Educação. Lei nº 12.056, de 13 de outubro de 2009b. Acrescenta parágrafos ao art. 62 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12056.htm> Acesso em: 05 jan. 2015.
______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2013. Publicado em 9 de setembro de 2014a. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/apresentacao/2014/coletiva_censo_superior_2013.pdf >Acesso em: 17 jan. 2015.
______. Ministério da Educação (e-MEC). Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. 2015. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/7> Acesso em: 18 jan. 2015.
______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, 2013. Disponível em: . Acesso em: 1º ago. 2014.
______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, 2014b. Disponível em: < http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/125099097/lei-13005-14>. Acesso em: 1º jul. 2014.
BRZEZINSKI, Iria. Formação de profissionais da educação e mudanças da LDB/1996: dilemas e desafios? Contradições e compromissos? In: ______. (Org.). LDB/1996 contemporânea: contradições, tensões, compromissos. São Paulo: Cortez, 2014.
CAMPOS, F. Itami. Ciência Política: Introdução à teoria de Estado. Goiânia: Ed. Vieira, 2005.
DOURADO, Luiz Fernandes. A formação de professores e a base comum nacional: questões e proposições para o debate. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), v. 29, n. 2, p. 367-388, mai/ago. 2013.
EASTON, D. The Political System. New York: Willey, 1953.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Estratégias Cognitivas do Professor na Aprendizagem do Uso do Software Everest: Contribuições para uma metodologia de formação docente. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.
______. Políticas públicas de EaD no ensino superior: uma análise a partir das capacidades do Estado. 2013. 285 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento). Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
______. Produto 01 - Documento técnico contendo estudo analítico das diretrizes, regulamentações, padrões de qualidade/regulação da EAD, com vistas a identificar políticas e indicadores de expansão da Educação Superior em EAD. Projeto Conselho Nacional de Educação/UNESCO de Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade – Educação a distância na educação superior, 2014a.
______. Produto 02 - Documento técnico contendo estudo analítico do processo de expansão de EaD ocorrido no período 2002-2012, particularmente no que se refere aos cursos de formação de professores nas IES públicas e privadas. Projeto Conselho Nacional de Educação/UNESCO de Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade – Educação a distância na educação superior, 2014b.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompsom Learning, 2011.
NETO, Alexandre Shigunov; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. (Orgs.). Formação de professores: passado, presente e futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. 3 ed. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2011.
SCHEIBE, Leda. Formação dos profissionais da educação pós-LDB: vicissitudes e perspectivas. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; AMARAL, Ana Lúcia.(Orgs.). Formação de professores: políticas e debates. 3 ed. Campinas, SP: Ed. Papirus. 2006.
SILVA, Camila Croso. AZZI, Diego. BOCK, Renato. Banco Mundial em Foco: um ensaio sobre a sua atuação na educação brasileira e na da América Latina. 2007. Disponível em:
<http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/2348/1/banco_mundial_em_foco.pdf> Acesso em: 2 jan. 2015
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: Uma Revisão da Literatura. Sociologias, Porto Alegre, p. 20-45, Ano 8, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16> Acesso em: 1º jan. 2015.
TOSCHI, Mirza Seabra. Tecnologia e Educação: Contribuições para o Ensino. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande, n. 19, p. 35-42, jan./jun. 2005. (Série-Estudos)
______ (Org.). Docência nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: múltiplas visões. Universidade Estadual de Goiás. Anápolis, GO: Ed. UEG, 2013.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Avanços e Equívocos na Profissionalização do Magistério e a Nova LDB. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Caminhos da Profissionalização do Magistério. Campinas, SP: Papirus, 1998.
VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas de formação em cenários de reforma. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; AMARAL, Ana Lúcia. (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
WILDAVSKY, A. Speaking Truth to Power: the art and craft of policy analysis. Boston, Mass.: Little Brown, 1979.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.