AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A GESTÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: FUNDESCOLA/PDE

Autores/as

  • Rayane Regina S. Gasparelo Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Marisa Schneckenberg Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO/PR.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1673

Palabras clave:

Políticas educacionais, Gestão escolar, Organização do trabalho pedagógico, Plano de Desenvolvimento da Escola / PDE.

Resumen

Este artigo faz uma análise das políticas públicas educacionais a partir de 1990 e o impacto por elas provocado na definição das políticas educacionais para a gestão escolar. Como marco efetivamente desta influência sinaliza-se o programa Fundo de Desenvolvimento da Escola – FUNDESCOLA, que foi elaborado pelo Ministério da Educação em parceria com o Banco Mundial e o Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE, projeto destaque deste programa. Sinteticamente, o objetivo deste trabalho trata da busca por indicar pontos determinantes da política de nível econômico e social produzidos historicamente e sobre a intervenção de organismos multilaterais que influenciam a definição das políticas educacionais brasileiras. Apoiando-se em bibliografias pertinentes ao tema, e análise documental, pode-se verificar que o PDE enfatiza em sua concepção inicial a autonomia da escola, mas além de não impulsionar mudanças significativas no âmbito pedagógico, impõe instrumentos de controle sobre os projetos, manuais e planejamento de ações, normas para utilização de recursos e prestação de contas do dinheiro repassado à escola, ou seja, imprime na organização do trabalho e na gestão escolar uma lógica gerencial, divisão do trabalho, ênfase na burocracia e em atividades que não geram melhorias no trabalho pedagógico, fazendo sobressair ações contra os princípios da democracia e a favor da lógica mercadológica.

Biografía del autor/a

Rayane Regina S. Gasparelo, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR; Bolsista Capes. Docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO/PR.

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE/UNICENTRO/PR.

Citas

AÇÃO EDUCATIVA. Banco Mundial em Foco: um ensaio sobre sua atuação na educação brasileira e na dos países que integram a Iniciativa Via Rápida na América Latina. São Paulo: Ação Educativa, 2005.

BRASIL. Como elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola: aumentando o desempenho da escola por meio do planejamento eficaz. 3. ed. Brasília, DF: FUNDESCOLA/DIPRO/FNDE/MEC, 2006a.

BRASIL. Manual de orientação, execução, repasse de recursos e prestação de contas no âmbito do Programa Fundescola. Brasília, DF: FNDE, 2006b.

BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 1995.

CASTANHO, Sergio. Globalização, redefinição do estado nacional e seus impactos. In: LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Globalização, pós-modernidade e educação. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados; HISTECBR; Caçador, SC: UnC, 2009.

CORAGGIO, José L. Propostas do Banco Mundial para a educação: sentido oculto ou problemas de concepção? In.: TOMMASI, Livia de; WARDE, Mirian J.; HADDAD, S. (Orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2007.

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. I Colóquio A Pesquisa em trabalho, educação e Políticas Educacionais. Belém: UFPA, 2009.

FIGUEIREDO, Ireni M. Zago. Os Projetos financiados pelo Banco Mundial para o ensino fundamental no Brasil. Educ. Soc., Campinas, SP, v. 30, n. 109, p. 1123-1138, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 10 jul. 2014.

FONSECA, M.; OLIVEIRA, J. F. de. O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): modernização, diretividade e controle da gestão e do trabalho escolar. 2003. Disponível em: <http://26reuniao.anped.org.br/trabalhos/05tmarfo.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2014.

LEHER, Roberto. A Reforma do Estado: o privado contra o público. Rev. Educação, Saúde e Trabalho, v. 1, n. 2, p. 27-51, 2003.

PERONI, Vera Maria Vidal. Políticas Públicas e Gestão da Educação em tempos de redefinição do papel do Estado. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Anais. Itajaí: AnpedSul, 2008. p. 2-15. Disponível em: <http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/ publico/eixo5/organizacao_gestao/modulo1/pol%EDticas_publicas_e%20gestao_da_educacao_veraperoni.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2014.

SOUZA, Thais G.; LARA, Angela M. B. O Papel do estado em Documentos de Política Educacional: a visão de agências multilaterais. Roteiro, Joaçaba, SC, v. 38, n. 1, p. 151-168, jan./jun. 2013.

YANAGUITA, Adriana Inácio. As Políticas educacionais no Brasil nos anos 1990. 2011. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhos Completos/comunicacoesRelatos/0004.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2014.

ZANARDINI, Isaura M.; PELETTI, Amilton B. O Estado Liberal e a Política Educacional Brasileira. Rev.Eletrônica Pesquiseduca, Santos, SP, v. 05, n. 09, p. 07-26, jan./jul. 2013.

Publicado

2015-05-11

Cómo citar

Gasparelo, R. R. S., & Schneckenberg, M. (2015). AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A GESTÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: FUNDESCOLA/PDE. Revista De Ciências Humanas, 16(26), 08–21. https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1673