UM PANORAMA HISTÓRICO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores/as

  • Alexandre Macedo Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Luis Fernando Minasi Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Palabras clave:

Formação de professores. Educação. Política pública de educação.

Resumen

Do Império (século 19) até a República atual (século 21), a formação de professores no Brasil experimenta fracassos sucessivos. Alternam-se as elites políticas e econômicas no poder, os programas macro-econômicas, mas os problemas na educação brasileira se repetem, não sendo diferente na política de formação de professores. A formação de professores está cada vez mais nas mãos da iniciativa privada e, as universidades públicas têm se rendido as exigências e interesses do mercado, “produzindo” assim, em série, professores medíocres. Este trabalho tem como objetivo apresentar as contradições e as consequências da política de formação de professores no Brasil. Esta é uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico.

 

 

Biografía del autor/a

Alexandre Macedo Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagogo, Psicopedagogo, Mestre em Gestão de Recurso Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia - UFPA e Doutorando em Educação Ambiental _ PPGEA - FURG.

Luis Fernando Minasi, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Professor Dr. da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA. E-mail: lfminasi@terra.com.br

Citas

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Publicado

2014-07-28

Cómo citar

Pereira, A. M., & Minasi, L. F. (2014). UM PANORAMA HISTÓRICO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Revista De Ciências Humanas, 15(24), 7–19. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistadech/article/view/1238