FORMAÇÃO INTEGRAL: AS CONCEPÇÕES PRESENTES NAS CASAS FAMILIARES RURAIS DO PARANÁ

Autores/as

  • Luciane Maria Serrer de Mattos
  • Maria de Lourdes Bernartt Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v15i24.1211

Palabras clave:

Formação Integral, Pedagogia da Alternância, Casas Familiares Rurais

Resumen

O presente texto é fruto de estudos e discussões realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR Campus Pato Branco e tem como objetivo refletir sobre as concepções de formação integral presentes nas Casas Familiares Rurais do Estado do Paraná. Neste sentido, o presente busca compreender a concepção de formação integral que sustenta a Pedagogia da Alternância, praticada nas Casas Familiares Rurais e analisar se esta se aproxima ou distancia da concepção explicitada pelas Diretrizes da Educação Profissional do Estado do Paraná. Esta reflexão é de suma importância porque os profissionais que trabalham nas Casas Familiares Rurais do Paraná possuem a orientação de colocar em prática os pressupostos que orientam a Pedagogia da Alternância, sem deixar de seguir as Diretrizes Curriculares Estaduais. Após a explicitação das concepções de formação integral na Pedagogia da Alternância e Diretrizes da Educação Profissional, analisam-se as bases epistemológicas que as sustentam e conclui-se que que elas se distanciam porque a primeira situa-se em bases idealistas e a segunda em bases materialistas.

Biografía del autor/a

Luciane Maria Serrer de Mattos

Pedagoga, professora da Educação Básica, mestranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Doutora em Educação, Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR - Campus Pato Branco

Citas

AMBROSIO, Teresa. A Formação entre o Desenvolvimento Sustentável e o Desenvolvimento Humano. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. Pedagogia da Alternância: Formação em Alternância e Desenvolvimento Sustentável. Brasília: UNEFAB, 2002. p. 20-32.

ESTEVAM, Dimas O. Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância. Florianópolis: Insular, 2012.

GARCIA-MARIRRODRIGA, Roberto; CALVÓ, Pedro P. Formação em alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte: O Lutador, 2010.

CALVÓ, Pedro Puig. Los Centros de Formación por Alternancia: desarrollo de las personas y de su médio. 2006. Tesis (Doctoral). Barcelona: Universitat Internacional de Catalunya, 2006.

GALLO, Silvio. A educação integral numa perspectiva anarquista. In: COELHO, Ligia M. C da C.; CAVALIERE, Ana Maria C. V (orgs). Educação brasileira em tempo integral. Petrópolis: Vozes, 2002, p.7-42.

GIMONET, Jean Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR – Associação Internacional dos Movimentos Familiares e de Formação Rural, 2007.

GRAMSCI. Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1968.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 2. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

MANACORDA, Mario A. O princípio educativo em Gramsci. Campinas, SP: Alínea, 2008.

PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes da Educação Profissional: fundamentos políticos e pedagógicos. Curitiba: SEED, 2006.

PEREIRA, Erialdo A. Avaliação formativa e Pedagogia da Alternância: uma experimentação pedagógica na Escola Família Agrícola do Porto Nacional (TO). In: Revista da formação por alternância. v. 1, ano I, nº 1. Brasília: UNEFAB, 2005, p. 56-77.

PIAGET, Jean. Para onde vai a Educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1977.

ROCHA, I. X. O. A formação integral nos CEFFAs. In: Revista da formação por alternância. v. 1, ano 3, nº 5. Brasília: UNEFAB, 2007, p. 5-18.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, jan/abr, 2007, p.152-180.

SILVA, Graziela L. R. da; EIDT, Nadia M. . Oposições teórico-metodológicas entre a Psicologia Histórico-Cultural e o Construtivismo Piagetiano: implicações à educação escolar. In: PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: SEED-PR, 2010, p. 111-128.

VIEIRA PINTO, A. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

Publicado

2014-07-24

Cómo citar

Serrer de Mattos, L. M., & Bernartt, M. de L. (2014). FORMAÇÃO INTEGRAL: AS CONCEPÇÕES PRESENTES NAS CASAS FAMILIARES RURAIS DO PARANÁ. Revista De Ciências Humanas, 15(24), 60–72. https://doi.org/10.31512/rch.v15i24.1211

Número

Sección

Espaço Aberto