IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA EM MIDIATIZAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.77-98

Palabras clave:

Mídias Digitais, Sujeito, Midiatização

Resumen

Em uma conjuntura capitalista permeada por ferramentas digitais que se articulam aos indivíduos norteando novas práticas e comportamentos sociais, este artigo propõe uma reflexão sobre como o sujeito contemporâneo se compromete com a exigência de perfeição e em que o uso frenético das mídias digitais é imperativo, especialmente em um cenário pandêmico. Assim, consideramos que tal articulação geralmente se desdobra em práticas constantes de autocontrole e de autovigília, que propiciam síndromes e distúrbios cada vez mais cruéis e amiudados.

Biografía del autor/a

Rosane de Paula Moreira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana da FaE/UEMG e especialização em andamento em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental pela Fundação João Pinheiro. Possui especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2011) e Formação Complementar em Docência para a Educação Infantil pela mesma Universidade. Atualmente é Assessora Estratégica da Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia-NECT/FaE/UEMG.

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BORGES, Clara Andrade. Fast-Foodização da Informação: a comunicação em tempos de cibercultura e modernidade líquida. Monografia (Curso de Comunicação em Mídias Digitais) Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Mídias Digitais, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, p. 48. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/17406/1/Fast-Foodiza%C3%A7%C3%A3o%20da%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20-%20Clara%20Andrade%20Borges%20-%20Vers%C3%A3o%20Final.pdf Acesso em: 30 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2021.

COMIN, Fabio Scorsolini. Psicologia da educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. SP. V. 18, nº 3, p. 447-455, set-dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v18n3/1413-8557-pee-18-03-0447.pdf Acesso em: 30 jul. 2021.

DELEUZE, Gilles. Post-Scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações (1972 – 1990). Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Trad. de Raquel Ramalhete. 42ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

GOMES, Pedro Gilberto. Dos meios à midiatização: um conceito em evolução. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2017.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.

HJARVARD, Stig. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2014.

FIORENTINI, Dario e LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Autores Associados, p. 226. Campinas, SP. 2006.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Tempo Docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MARTINHO. Luís Mauro Sá. Rumo a uma teoria da midiatização: exercício conceitual e metodológico de sistematização. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 45, p. 16-34, maio/ago. 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/intexto/article/viewFile/77889/50501 Acesso em: 20 jul. 2021.

MARX, Karl. O capital. Livro 1. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São

Paulo: Cultrix, 1996.

MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias. Informática na Educação: teoria & prática, v. 3, n. 1, dez. 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474 Acesso em: 27 jul. 2021.

MORAN, José Manuel; MASSETO, Marcos e BEHRENS, Maria Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP, 7° ed. Papirus, 2000.

MOSÉ, Viviane. O maior desafio do isolamento é aprender a parar. Jornal Nexo. Disponível em:http://navegacoesnasfronteirasdopensamento.blogspot.com/2020/04/viviane-mose-o-maior-desafio-do.html Acesso em: 15 jun. 2021.

PETO, Lucas Carvalho e VERISSIMO, Danilo Saretta. (2018). Natureza e processo de trabalho em Marx. Revista Psicologia & Sociedade. n° 30, ago. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/hpxGgHT7rQVdKRChNjNgnjP/?lang=pt&format=pdf

Acesso em: 27 jul. 2021.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SOUZA, Ana Heloísa Ben-Hur. Resenha Modernidade Líquida. Ponto Revista Científica, v. 1, n. 1, dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/ponto/article/viewFile/5390/3362 Acesso em: 27 jul. 2021.

SILVA, Bento Duarte da. A tecnologia é uma estratégia. In: Paulo Dias & Varela de Freitas (org.). Actas da II Conferência Internacional Desafios. 2001. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho do Projeto Nónio, pp. 839-859. 2001.

ZIZEK, Slavoj. A barbárie com rosto humano. Carta Maior. Disponível em: http://navegacoesnasfronteirasdopensamento.blogspot.com/2020/04/slavoj-zizek-barbarie-com-rosto-humano.html Acesso em: 27 jun. 2021.

Archivos adicionales

Publicado

2022-07-18

Cómo citar

Moreira, R. de P. (2022). IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA EM MIDIATIZAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 22(3), 77–98. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.77-98