CONCEPÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v18i02%20[31].2541Palabras clave:
Palavras-chave, Estágio Supervisionado, Espaço-tempo, Formação Docente.Resumen
Resumo: A formação inicial é que insere o sujeito docente nos saberes da profissão do magistério. Quais as percepções dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física acerca do Estágio Supervisionado Obrigatório na formação docente? Buscou-se nas considerações finais dos relatórios de estágio realizados no âmbito do Ensino Fundamental no ano de 2015, por acadêmicos do 5º semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física de Faculdade da Rede Privada Confessional do Estado de Mato Grosso. Objetivou-se: conhecer o ideal formativo preconizado ao Estágio Supervisionado Obrigatório no Projeto Pedagógico de Curso da Faculdade estudada, desvelar a percepção dos acadêmicos a respeito do Estágio Supervisionado para a constituição do sujeito do Professor no que se refere à construção de conhecimentos e saberes profissionais e estabelecer nexo entre as manifestações dos acadêmicos e as concepções teóricas. Constatou-se que o grupo superou a concepção do estágio como domínio técnico instrumental da docência, concentrando-se no entrelaçamento teórico-prático e construção de sentido dos conteúdos desenvolvidos, no esforço de legitimação da Educação Física Escolar como área de conhecimentos, concebendo a práxis como ideal no exercício da docência. Revelam no planejamento o desejo de promoverem transformações na educação através de sua aprendizagem e dos estudantes.
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