Educação Integral: Contexto Histórico Na Educação Brasileira

Autores/as

  • Juliana Posser
  • Lia Heberlê de Almeida
  • Jaqueline Moll

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2177

Palabras clave:

Educação integral, Educação brasileira, Educandos

Resumen

Considerando a importância da elaboração e da implementação de educação integral na história da educação brasileira, torna-se essencial entendê-la em sua totalidade, no sentido de compreender suas propostas e de que maneira elas contribuem para a mudança social, bem como para uma formação completa das novas gerações. O objetivo desse artigo é compreender a concepção de Educação Integral. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica para a análise de uma teoria que é produto de reflexões e discussões com autores que se aproximam por terem o mesmo ideal de educação integral. Pode-se concluir que as concepções sobre a educação integral se caracterizam por conceber aos alunos uma nova visão de educação, uma educação que permite a apropriação de saberes construídos por uma nova proposta curricular tendo por objetivo o desenvolvimento integral dos educandos.

Biografía del autor/a

Juliana Posser

Aluna Especial do Mestrado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lia Heberlê de Almeida

Mestranda do curso de Mestrado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jaqueline Moll

Pós-Doutoranda em Educação do curso da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

 

Citas

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Archivos adicionales

Publicado

2016-06-02

Cómo citar

Posser, J., Almeida, L. H. de, & Moll, J. (2016). Educação Integral: Contexto Histórico Na Educação Brasileira. Revista De Ciências Humanas, 17(28), 112–126. https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.2177