DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: APONTAMENTOS PARA A VALORIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ALTERNATIVAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO

Autores/as

  • Jaime José Zitkoski UFRGS
  • Maria Elly Herz Genro
  • Célia Elizabete Caregnato

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1519

Resumen

Resumo: O artigo analisa elementos da democratização da educação superior de forma comprometida com a ideia de que é necessário valorizar elementos históricos e teóricos que permitem visualizar experiências emergentes no âmbito da realidade latino-americana, na busca de alcançarmos no futuro transformações mais intensas. São apresentados no texto que segue elementos que permitem pensar os limites da universidade em seu desenvolvimento clássico a partir das experiências europeias para, em seguida, pontuar alguns aspectos da inspiração teórica em Boaventura de Sousa Santos, que instigam a pensarmos os processos de democratização e o diálogo entre saberes e experiências no sentido da descolonização como caminhos possíveis para novas práticas numa perspectiva emancipatória. Por fim, a referência a duas experiências alternativas de universidade traz à tona aspectos que constituem experiências instituintes de novas práticas que possam indicar perspectivas de transformações mais radicais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Democratização; Ensino superior; América Latina; Universidade.

Publicado

2015-07-17

Cómo citar

Zitkoski, J. J., Genro, M. E. H., & Caregnato, C. E. (2015). DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: APONTAMENTOS PARA A VALORIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ALTERNATIVAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO. Revista De Ciências Humanas, 16(27), 56–71. https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1519