AVALIAÇÃO COMO PODER REGULADOR: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA

Autores/as

  • Senhora lucia Almeida Associação Educacional Dom Bosco / AEDB Colégios: Municipal Getúlio Vargas _ RJ. Estadual Marechal Souza Dantas - RJ Projeto de Pesquisa : Comitê de Ética / UNISO/ SP.
  • Vera lucia Almeida AEDB
  • Mara Regina De Sordi UNICAMP/ CAMPINAS

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v15i24.1258

Palabras clave:

Avaliação. Formação de Professores. Ensino Superior.

Resumen

RESUMO: A avaliação como força histórica, cultural e política, provoca reflexos na prática do cotidiano escolar, apresenta-se como um poder instituído e se faz necessário refletir sobre suas representações e valores para o profissional da educação. O objetivo deste artigo é discutir sobre avaliação como poder regulador, a partir das concepções de professores sobre a avaliação escolar em comparação com o projeto político pedagógico. Foi realizada uma pesquisa com vinte professores de um curso de Pedagogia, perguntando sobre a concepção de avaliação frente ao projeto pedagógico institucional. De modo geral os professores responderam que entendem a avaliação desconectada com o projeto político, e que, no entanto deveria ter uma ação integrada, com participação mais intensa do próprio docente para os processos avaliativos com os alunos. Avaliação entendida como objeto de poder quase sempre gera conflitos, ansiedades, transtornos e consequentemente, questões entrelaçadas nas relações entre professores e alunos, e análises provocativas, entender a concepção de professores sobre a avaliação, parece ser um passo importante para refletir possibilidades de mudanças nas relações escolares. Para tanto, orientar as práticas pedagógicas e redefinir continuamente os objetivos, as metas, acadêmicas e em sala de aula, no contexto sócio- econômico e social, exigem estudos e pesquisas científicas. Palavras-chave: Avaliação. Formação de Professor. Ensino Superior.

Biografía del autor/a

Senhora lucia Almeida, Associação Educacional Dom Bosco / AEDB Colégios: Municipal Getúlio Vargas _ RJ. Estadual Marechal Souza Dantas - RJ Projeto de Pesquisa : Comitê de Ética / UNISO/ SP.

REFERÊNCIAS

 

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Mara Regina De Sordi, UNICAMP/ CAMPINAS

REFERÊNCIAS

 

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Endereço dos autores

1-Vera Lúcia da Silva Almeida

Citas

REFERÊNCIAS

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Endereço dos autores

-Vera Lúcia da Silva Almeida

Rua: Izaura A.C. Ribeiro(6), 193 –Bairro: Nova Alegria

Publicado

2014-07-28

Cómo citar

Almeida, S. lucia, Almeida, V. lucia, & De Sordi, M. R. (2014). AVALIAÇÃO COMO PODER REGULADOR: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA. Revista De Ciências Humanas, 15(24), 73–83. https://doi.org/10.31512/rch.v15i24.1258

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Sección

Espaço Aberto