INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: PENSANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM QUE PROMOVAM A COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.205-223

Palabras clave:

investigação matemática, cooperação matemática, cenários investigativos.

Resumen

O presente artigo traz um estudo teórico concernente a conceitos e princípios sobre a Investigação Matemática em sala de aula. Defende-se que é possível propor uma aula ancorada na Investigação Matemática, desafiando as práticas educativas tecnicistas. Nesse viés, o objetivo é discutir, aqui, a investigação matemática, tendo como possibilidade a cooperação matemática, mobilizando os processos de ensino e aprendizagem da matemática. Face a isso, a metodologia empregada foi a bibliográfica e o artigo está assim estruturado: conceito educativo de Investigação Matemática; etapas investigativas como instrumento metodológico; elementos de um ambiente de aprendizagem na perspectiva de Cenários para Investigação e pressupostos de uma Cooperação Investigativa. Dessa forma, como resultados, aponta-se que a aprendizagem dos estudantes é estimulada pela curiosidade e pelo interesse. Versa-se sobre a possibilidade de desenvolver ambientes de aprendizagem que se configurem com centralidade na investigação, visando o engajamento dos discentes e a promoção de reflexões sobre a matemática e suas aplicações, oportunizando uma cooperação investigativa efetiva. Nesse sentido, espera-se que o aluno seja capaz de fazer uma investigação de natureza matemática, de acordo com cada nível de ensino, compreendendo o que é a matemática e qual a sua utilidade na compreensão do mundo, além de ter domínio sobre os conhecimentos adquiridos.

Biografía del autor/a

Cecilia Romitti Bondan, URI

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1995), e Matemática/Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003).Possui Pós-graduação em Psicopedagogia pela URI Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia pela Universidade UNIASSELVI, Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática pela UNIASSELVI, Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado, na Fainter( Faculdade de Iteração). Atualmente cursando Mestrado em Educação pela Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen, com a temática A Investigação Matemática em sala de aula no Ensino Fundamental- -Uma construção Necessária com Profa. Dra. Lucí dos Santos Bernardi, pertencente a Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas , Trabalhou no Ensino Fundamental com Séries Iniciais e Matemática Séries finais, Física e Matemática em Ensino Médio. Atualmente é Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena.

Lucí dos Santos Bernardi, URI

Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Graduação em Matemática (1984) pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus de Frederico Westphalen, integrante da Linha de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas. É líder do Grupo de Pesquisa Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas - GPPE, participa da Red Internacional de Etnomatemática (REDINET) e da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI). Participa da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma como Delegada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Participa do GT 19 (Educação Matemática) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e do GT 07 (Formação de Professores que ensinam Matemática) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação do Professor, Educação Matemática, Etnoconhecimento e Processos Educativos, Educação Indígena e do Campo, Cidades Educadoras e Pedagogias Urbanas.

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Archivos adicionales

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Bondan, C. R., & Bernardi, L. dos S. (2024). INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: PENSANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM QUE PROMOVAM A COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA. Revista De Ciências Humanas, 25(1), 205–223. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.205-223