REDES COLABORATIVAS E REDES DE PESQUISA EM DIREITO EDUCATIVO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: FORMADORAS DE CAPITAIS INTELECTUAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.02.84-106

Keywords:

Redes colaborativas. Direito educativo. Capital intelectual. Redes de pesquisa. Pós-graduação stricto sensu.

Abstract

A pesquisa de caráter bibliográfico e documental apresenta resultados do levantamento de teses e dissertações publicadas na área da educação sobre as redes colaborativas, direito educativo, capital intelectual e redes de pesquisa na pós-graduação stricto sensu. A investigação baseou-se na produção discente do Catálogo de teses e dissertações da Capes, entre os anos de 2011 a 2021, com o objetivo de delinear o estado do conhecimento acerca das palavras-chave acima evidenciadas. O estudo busca identificar aspectos já pesquisados dentro da linha de pesquisa em educação, assim como, o quanto os temas são pertinentes e expressivos em diferentes épocas e localidades. Foi encontrado um número bastante reduzido de investigações nessas áreas do conhecimento. Em destaque está o fato de não serem localizados trabalhos que relacionem os Direitos Educativos e as redes de colaboração na pós-graduação stricto sensu, o que leva a ressaltar a importância da elaboração do estudo e o ineditismo da temática em questão. Outro aspecto importante no desenvolvimento do estudo é a nomenclatura “Direito Educativo”. Um termo relativamente novo que se difere do direito a educação.

Author Biographies

Jeanice Rufino Quinto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Jeanice Rufino Quinto: Bolsista CAPES. Doutoranda em Educação pela URI-Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Frederico Westphalen. Mestre em Educação. Especialista em Consultoria e Assessoria Linguística. Graduada em Letras Língua Espanhola, Língua Portuguesa e respectivas Literaturas.

Luci Mary Duso Pacheco, URI/Universidade Regional Integrada. Campus Frederico Westphalen.

Doutora em Educação. Mestre em Educação.  Especialista em Psicopedagogia Graduada em Pedagogia.  Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, nos Cursos de Pedagogia e Direito. Também é Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) - Mestrado e Doutorado em Educação, pela mesma Universidade. Diretora da RIIDE Brasil

References

ALVES, Nilda. Trajetórias e Redes na formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

ANDRADE, Claudete Freitas de.Alfabetização de Alunos com Transtorno do Espectro Autismo: Desafios da Inclusão no Município de São Luiz Gonzaga/ RS. 03/08/2021 141 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai edas Missões, Frederico Westphalen Biblioteca Depositária: Biblioteca Central DR. José Mariano da Rocha Filho.

ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Contabilidade e Capital Intelectual. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/ftp/denor/maria-thereza-usp.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2021.

ARAUJO, Carla BusatoZandavalli Maluf de.Sinaesem Mato Grosso do Sul e a Regulação do Estado Brasileiro: Os Limites Do Estado-Nação. 01/05/2009 309 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

BANDO, Janaina Rossarolla.A Inserção das Formas Consensuais de Solução de Conflitos pelas Novas DCN’sno Curso de Graduação em Direito esua Contribuição para Autonomia e Emancipação da Sociedade. 28/06/2021 131 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai edas Missões, Frederico Westphalen, Biblioteca Depositária: Biblioteca Central DR. José Mariano da Rocha Filho.

BARREIROS, Dayse Kelly.Os sentidos e significados da formação stricto sensu no trabalho docente da educação básica. 28/02/2013 135 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade de Brasília, Brasília.

BASSO, Rochana.Políticas Públicas e o Direito à Educação Profissionalizante no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Sul. 30/08/2021 105 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, Biblioteca Depositária: Biblioteca Central DR. José Mariano da Rocha Filho.

BECKER, Andriza Machado.Constituição de Comunidade: [Im] Possibilidades no Percurso Formativo em Educação a Distância – EAD. 21/11/2013 123 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal De Santa Maria.

BEDENDO, Caroline.A nova concepção da iniciação científica nas IFES: um estudo de caso. 01/10/2011 166 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

BRAZ, Marina Miri.A pós-graduação e sua atuação no âmbito da educação básica: elementos a partir do caso PPGEDU/UPF. 19/08/2013 123 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Fundação Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.

CASTILHO, Janaina Carrasco. As redes colaborativas na escola sob a ótica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 04/02/2021 183 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas Biblioteca Depositária: SBI - Sistema de Biblioteca e Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Catálogo de teses e dissertações. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 12 fev. 2022.

CUEVAS, Marcia Roxana Cruces.Conversar e Tensionar na Formação (Des)Continuada Inventiva/Inclusiva: Cartografia de uma Escola-Território. 27/02/2015 269 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal do Espírito Santo.

FERNANDES, Larissa Maria da Costa.A internacionalização da educação superior: contributos da mobilidade estudantil na Pós-Graduação em Educação da UFRN (2001-2010). 20/12/2013 219 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

FIGUEIREDO, Nilzilene Gomes deA Sustentabilidade de um Centro de Ciências no Interior da Amazônia: O CPADC de Santarém-PA (1988-2015). 29/06/2016 169 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Campinas.

FURTADO, Rafael Masson.O Direito à Educação eà Inclusão de Alunos Refugiados em uma Escola Estadual de Cuiabá-MT. 28/10/2021 145 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai edas Missões, Frederico Westphalen Biblioteca Depositária: Biblioteca Central DR. José Mariano da Rocha Filho.

GADAMER, Georg-Hans. Verdade e método: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1997.

GALLANA, Lilia Maria Reginato.Facebook: um espaço de colaboração para a troca de experiências com uso de tecnologias em sala de aula. 26/03/2013 76 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

GIGOSKI, Iaranade Castro.Mediação de Conflito Escolar: Cultura de Paz e Possibilidade do Direito Educativo. 25/02/2019 132 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen Biblioteca Depositária:http://www.fw.uri.br/site/pagina/biblioteca-central.

GOMES, Maria Antonia Lima.Museu Virtual para o Antigo Teatro São João da Bahia, através de uma Abordagem Socioconstrutivista. 19/06/2017 427 f. Doutorado em Educação e Contemporaneidade. Instituição de Ensino: Universidade do Estado da Bahia.

GRABINSKI, Claudia.Redes Internacionais de Pesquisa e Excelência da Pós-Graduação: Visão de Pesquisadores da Área da Medicina. 08/01/2019 118 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre Biblioteca Depositária: Central da PUCRS

HOEPERS, Idorleneda Silva.Traduções da Política de Ensino Superior no Contexto da Prática em Institutos Superiores de Educação Profissional do Brasil e de Portugal. 02/02/2017 250 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí.

ISAAC, Juliana Alves. O discurso, a prática e a formação para a pesquisa na pós-graduação stricto sensu em educação. 21/08/2019 222f. Doutorado em Educação. Instituição de ensino: Universidade Católica de Brasília, Brasília.

JESUS, Rodenil Goncalves de.O Papel das Escolas do Legislativo na Formação Política e Educação para Cidadania: Um Estudo sobre as Atividades da Escola do Legislativo de Rondonópolis – MT. 20/10/2021 159 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai edas Missões, Frederico Westphalen, Biblioteca Depositária: Biblioteca Central DR. José Mariano da Rocha Filho.

MAIA, Debora Matos. Pedra que Ronca, PedradDe Ponta: Redes Colaborativas de Educação e Culturas Populares no Bairro de Itapuã. 31/01/2018 204 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal da Bahia, Salvador UFBA.

MOLETTA, Ana Keli.O Campo Científico de Educação Infantil no Brasil (1981/2010). 27/04/2018 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal de São Carlos, São Carlos Biblioteca Depositária: Repositório UFSCar.

NASCIMENTO, Marilene Batista Da Cruz.Iniciação Científica em Redes Colaborativas e Formação Universitária de Qualidade: A Perspectiva Do Egresso (2007-2013).04/02/2016 281 f.Doutorado em Educação Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre: Biblioteca Depositária: Central da PUCRS.

NEY, Antonio Fernando Vieira.Certificação Profissional: Concepções Em Disputa. 01/07/2009 316 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal Fluminense, Niterói.

NEZ, Egeslaine de.Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. 20/03/2014 292 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre Biblioteca Depositária: Central da UFRGS

PEREIRA, Elton Antonio Alves.Redes de Pesquisa em Educação no Brasil: Análise Epistemológica da Produção da Redecentro, Reippee Ries (1998 A 2016). 16/12/2020 322 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade de Uberaba, Uberaba Biblioteca Depositária: Biblioteca Central.

Portal MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao/pos-graduacao. Acesso em: 10 jan. 2022.

PRATA, Ana Paula Fernandes.Roberto Mange: atuação e proposições para a formação do trabalhador da indústria brasileira (1913-1955). 01/05/2012 135 f. Mestrado em Educação Tecnológica. Instituição de Ensino: Centro Federal de Educação Tecn. de Minas Gerais, Belo Horizonte.

QUINTO, Jeanice Rufino.Redes Intelectuais: A Atuação da RIIDE Brasil e México na Promoção do Direito Educativo. 11/10/2018 88 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen Biblioteca Depositária: Biblioteca Central DR. José Mariano da Rocha Filho

RAMIREZ, Álvaro José Cifuentes. Conceptualizacióndelderecho educativo como disciplina de laciencia jurídica. In: Fernando González Alonso; Raimundo Castaño-Calle (Orgs.). Análisis conceptual y metodológico delderecho educativo. 1ed. Costa Rica: Isolma 2020, p. 177-193.

RAMOS, Rodrigo Barbosa.Projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares: Análise Sobre a Construção da Educomunicaçãona Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. 21/01/201 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

RIBEIRO, Cristina Zanettini.O Espaço da Interdisciplinaridade no Contexto de Pesquisa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.27/02/2015 184 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

ROSSETTO, Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva.Atividade de Estudo e Autonomia no Processo de Produção da Pesquisa. 26/03/2013 273 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

RUPP, Luzia Diel.Politicas de Educação Infantil no Município de Campinas-SP: entrelaçamentos entre os direitos da criança e da mulher. 29/02/2016 152 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Campinas.

SANTOS, Jocenildes Zacarias.Aprendizagem da Lectoescritadas Crianças no Primeiro ano do Ensino Fundamental no Moodle. 20/01/2014 213 f. Doutorado em Educação e Contemporaneidade. Instituição de Ensino: Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, Rodrigo Medeiros dos.Estado da arte e história da pesquisa em Educação Estatística em programas brasileiros de pós-graduação. 18/12/2015 200 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SILVA, Emerson Brandao da.Para todos verem por Palavras: Elaboração de Tecnologia Assistiva e Banco de Dados de Objetos Digitais de Audiodescrição Segundo o Princípio do Desenho Universal (Boca-Rep). 09/05/2018 132 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados Biblioteca Depositária: Biblioteca Central – UFGD.

SILVA, Luis Fabiano de Aguiar.A Representação Social de Educação de Jovens e Adultos por Professores de Geografia da Educação Básica. 21/02/2017 207 f. Mestrado em Geografia. Instituição de Ensino: Fundação Universidade Federal do Piauí, Teresina.

STREMEL, Silvana.A Constituição do Campo Acadêmico da Política Educacional no Brasil. 15/03/2016 315 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.

TAMIOZZO, Cecilia Ines.Um Aluno a Incluir éum Aluno por Salvar: Reconhecimento, Responsabilidade e Amor na Inclusão do Deficiente Intelectual. 21/05/2018 100 f. Mestrado em Educação nas Ciências. Instituição de Ensino: Univ. Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí Biblioteca Depositária: Mario Osorio Marques.

TÉLLEZ, Andrés Otílio Gómez; LÓPEZ, Marilú Camacho. Diferencias entre Derecho a laeducación y elderecho de laeducación. In: Fernando González Alonso; Raimundo Castaño-Calle (Orgs.). Análisis conceptual y metodológico delderecho educativo. 1ed. Costa Rica: Isolma 2020, p. 11-45.

VALDÉS, Eduardo Devés. Redes intelectualesenAmerica Latina:Hacialaconstitución de uma comunidad intelectual. Santiago de Chile: Instituto de estúdios avanzados, 2007.

VERDERA, Raúl E Soria. La evolución del Derecho por medio de la escuela. El Derecho educativo y la labor escolar. Argentina: Pirca Ediciones, 2014.

Published

2023-01-30

How to Cite

Quinto, J. R., & Duso Pacheco, L. M. (2023). REDES COLABORATIVAS E REDES DE PESQUISA EM DIREITO EDUCATIVO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: FORMADORAS DE CAPITAIS INTELECTUAIS. Revista De Ciências Humanas, 23(2), 84–106. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.02.84-106