DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA HUMANIZADORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.193-209

Keywords:

Humanizadora. Educação. Afetividade. Metodologia.

Abstract

Pedagogias humanizadoras buscam formar estudantes capazes de se desenvolver de forma crítica e independente em uma proposta emancipadora de ação e reflexão dos contextos reais da sociedade. A implantação e a construção desse método educacional enfrentam barreiras nos seus processos de estruturação e aplicação que precisam ser repensados e superados, tais como a intervenção de abordagens antiquadas, o desinteresse acadêmico em buscar o novo e persistir apesar das dificuldades na prática dos métodos e utilização de ferramentas estratégicas para desenvolver a contextualização de temáticas e se inserir na realidade cognitiva tecnológica contemporânea. Nessas condições, alternativas como uma pedagogia mais humana de reflexão, engajamento com os cenários dos estudantes e professores e a afetividade, além de abordagens como as Metodologias Ativas, Temáticas Transversais e Gamificação, mostram-se como um caminho promissor para desenvolver esse caráter mais humano nos processos de ensino- aprendizagem. O presente artigo busca refletir acerca dessas temáticas e analisar como se dão as formas de aplicação dessas propostas nos âmbitos da Educação Básica e Superior. Substrato teórico para as discussões é obtido a partir de material bibliográfico em autores referências no pensamento da educação, como Paulo Freire (1997) e Vigotski (1995), e demais produções periódicas qualitativas mais atuais como Marcia Oliveira Rocha (2017) e Rosimeiri de Paula Spagolla (2005).

Author Biographies

Cassiano Assunção, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/FW

Graduado em Letras - Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa (2020) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI/FW. Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW - Linha de pesquisa 3: Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias.

Luana Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/FW

Graduada em Letras - Licenciatura Plena/Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Letras - área de Concentração em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Letras - Área de Concentração em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=796 01-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017- pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 14/03/2021.

BUSARELLO, Raul Inácio; ULBRICHT, Vanias Ribas; FADEL, Luciane Maria. A gamificação e a sistemática do jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. In: Claudia Regina Batista; Tarcísio Vanzin (org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

CARVALHO, Vivian Cristina Alves de; MIRA, Ane Patrícia de; SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos. Gestão escolar inclusiva: desafios e possibilidades para a educação humanizadora. Revista Educação em Debate. Fortaleza, ano 40, nº 77 - set./dez. 2018. Disponível em:

<http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/view/699>. Acesso em: 14/03/2021.

FRANKL, Viktor E. Fundamentos antropológicos da psicoterapia. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. LORENZONI, Marcela. Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem.

Geekie. 2020. Disponível em: <https://site.geekie.com.br/blog/gamificacao/>. Acesso

em: 13/03/2021.

MORÁN, Ricardo. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em<http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/view/699>. Acesso em: 14/03/2021.

FRANKL, Viktor E. Fundamentos antropológicos da psicoterapia. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

LORENZONI, Marcela. Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem. Geekie. 2020. Disponível em: <https://site.geekie.com.br/blog/gamificacao/>. Acesso em: 13/03/2021.

MORÁN, Ricardo. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <https://www.uniavan.edu.br/uploads/arquivo/N62vWDM7yb.pdf>. Acesso em: 13/03/2021.

MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. São Paulo: Centauro, 2004.

PANTOJA, A. S.; PEREIRA, L. M. Gamificação: como jogos e tecnologias podem ajudar no ensino de idiomas. Estudo de caso: uma escola pública do Estado do Amapá. Estação Científica (UNIFAP). Macapá, v. 8, n. 1, p. 111- 120, jan-abr. 2018.

PASQUALINI, Juliana Campregher. O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (orgs). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. P. 161-191.

ROCHA, Marcia Oliveira. Das práticas pedagógicas humanizadoras ao currículo emancipatório: apontamentos e possibilidades. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL. 10. 11. 2017. v. 10, n. 1. Anais eletrônicos... Aracaju: Grupo Tiradentes Portal de Eventos, 2017. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/4709>. Acesso em: 04/03/2021.

SPAGOLLA, Rosimeiri de Paula. Afetividade: por uma educação humanizada e humanizadora. Dia a dia Educação. Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação. 2005. Santa Mariana. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2343-8.pdf>. Acesso em: 16/03/2021.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1995.

Additional Files

Published

2022-07-18

How to Cite

Assunção, C., & Porto, L. T. (2022). DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA HUMANIZADORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR. Revista De Ciências Humanas, 22(3), 193–209. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.193-209