GESTÃO EDUCACIONAL PÚBLICA: PAPEL DOS GESTORES NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.88-100

Keywords:

Gestão democrática. Participação. Políticas educacionais

Abstract

Este artigo objetivou refletir sobre a gestão pública nas escolas e o papel dos gestores na construção do projeto educativo. Discorreu-se a respeito da gestão participativa, considerando também a gestão pública e a educação. A educação, para estes escritos, é compreendida como direito fundamental da pessoa humana, por ser condição necessária à vida na sociedade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, que contou com a contribuição de muitos estudiosos da área como Aranha (1996); Libâneo (2004); Nascimento (2019); Souza (2006, 2016, 2017); Chizzotti (2006) entre outros nomes relevantes para a pesquisa. A gestão participativa é responsável por tornar a escola um ambiente mais interessante para os alunos, é necessário que os gestores e a comunidade tomem consciência da importância da sua participação para melhorar o processo educacional. O processo educativo é a base para a construção de um país mais democrático, uma vez que a adoção de mecanismos de gestão democrática da educação possibilita a construção de práticas e vivências democráticas nas escolas

Author Biographies

Elke Luanne da Silva Xavier, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Cuiabá (2012). Técnico em Secretaria Escolar pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2014). Especialização em Gestão e Organização de Escola pela Universidade Norte do Paraná (2015). Mestranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2019). Atualmente é Técnico Administrativo Educacional - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (URI)

Pós-Doutorado em Educação (2020) ? Universidade de Aveiro/Portugal; Pós-Doutorado em Educação (2016) ? UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975). Atualmente é Pró-reitora de Ensino da URI. Atuou como Diretora Acadêmica (2002-2010) e como Chefe do Departamento de Ciências Humanas (2010-2014), é docente do PPGEDU (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação ? Mestrado e Doutorado) e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 

Silvia Regina de Oliveira, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (URI)

Possui licenciatura e bacharelado em história pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2002);  Bacharelado em Serviço Social pela Fundação Universidade do Tocantins  -UNITINS (2012); Com três pós graduações a nível de especialização: Mídias em Educação (UFMT), Gestão Pública (UNEMAT) e Desenvolvimento Regional (UFMT), está cursando Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (URI) Câmpus de  Frederico Westphalen/RS. Tem experiência na área de Educação, atuando como docente e não docente em várias funções, principalmente nos seguintes temas: educação, formação continuada, profissionalização, escola e crianças, adolescentes, violência, sociedade. Foi tutora a distância e coordenadora regional  e bolsista de programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), atualmente faz parte da gestão escolar, na função de secretária escolar, na Escola Estadual 9 de Maio em Juína - MT

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Published

2021-07-05

How to Cite

Xavier, E. L. da S., Sudbrack, E. M., & Oliveira, S. R. de. (2021). GESTÃO EDUCACIONAL PÚBLICA: PAPEL DOS GESTORES NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO. Revista De Ciências Humanas, 22(1), 88–100. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.88-100