SENTIDOS E PERCEPÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA E ESCOLA ENTRE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA BAIXADA FLUMINENSE

Authors

  • Tatiane Pacheco de Mattos UFRRJ/PPGEduc
  • Sandra Regina Sales UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.116-141

Keywords:

Violência. Juventude. Escola

Abstract

O presente trabalho busca refletir sobre a violência a partir das percepções de jovens do Ensino Médio, do Colégio Estadual Paulo Freire (nome fictício) na Baixada Fluminense, RJ. O ponto de partida para essas reflexões foram as vulnerabilidades que alcançam a escola, em específico, o narcotráfico. No entanto, no caminho do processo investigativo ocorreram desdobramentos que levaram a pesquisa a observar a violência de dentro da escola, necessitando, assim, de uma discussão sobre violência interna, que se deu por meio das categorias: violência na escola, contra a escola e da escola. Antes disso, apresentamos o conceito de uma juventude plural para que possamos compreender as vozes que ecoam de dentro da escola. Metodologicamente, empreendeu-se pesquisa de métodos mistos, com a realização de pesquisa bibliográfica e documental e também a pesquisa de campo mediante aplicação de questionários mistos. A pesquisa mostrou que, escola e violência são termos intimamente relacionados. Os jovens informantes apontam que a violência na e da escola revelam-se por agressões morais, enquanto que contra a escola é a patrimonial. Todavia, durante o percurso necessitamos construir outras duas categorias: alunos que não percebem a violência da escola e alunos que percebem. Esta última dando origem a duas novas subcategorias: alunos que justificam a violência cometida pela escola e alunos que não justificam. A pesquisa aponta também para a polissemia do termo violência, impossibilitando a elaboração de um conceito.

Author Biographies

Tatiane Pacheco de Mattos, UFRRJ/PPGEduc

Doutoranda e Mestre em Educação (Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas / PPGEduc/UFRRJ), especialista em Política de Promoção a Igualdade Racial na Escola - UFRRJ (2016), especialista em História da África e do Negro no Brasil - UCAM EaD (2015), especialista em Gestão Integrada - ISEAC (2013), graduada em Pedagogia - Segunda Licenciatura (Centro Universitário Internacional, UNINTER, 2018), graduada em Educação Física - ABEU Centro Universitário (2006), tutora presencial de Fundamentos I e II (Filosofia da educação e Psicologia da educação) (CEDERJ/UERJ) e orientadora educacional (Rede Pública do Estado/RJ). Tem atuado nas questões pedagógicas relacionadas às relações étnico-raciais e demandas juvenis.

  

Sandra Regina Sales, UFRRJ

Possui graduação em Letras (1991), graduação em Pedagogia (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Transformação: pesquisas em educação e comunicação.Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, Mídia e Educação e Políticas de Ação Afirmativa.

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Published

2019-12-17

How to Cite

de Mattos, T. P., & Sales, S. R. (2019). SENTIDOS E PERCEPÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA E ESCOLA ENTRE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA BAIXADA FLUMINENSE. Revista De Ciências Humanas, 20(03), 116–141. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.116-141