FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL E NO BRASIL: EXIGÊNCIAS LEGAIS E EXPECTATIVAS SOBRE O PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.02.143-157

Palavras-chave:

Formação docente. Práticas docentes. Perfil profissional.

Resumo

Este artigo discute a formação e a profissionalização docente a partir da compreensão de que as crescentes demandas sociais e de qualificação se acumulam sobre a profissão e delegam ao professor grandes responsabilidades a que se acrescentam as do seu próprio desenvolvimento profissional. O caráter interativo da profissão impõe ao professor dilemas e responsabilidades sobre a formação da moral, do caráter e da personalidade dos alunos (TARDIF e LESSARD, 2005). Buscamos identificar como essas demandas se refletem nas diretrizes de formação inicial dos professores a partir das exigências mínimas de qualificação, nos conteúdos da formação e no perfil do profissional a ser formado. Analisamos de forma comparativa as diretrizes relativas à formação inicial dos professores em Portugal (Lei de Bases do Sistema Educativo de 1986 e Decreto-Lei n.º 43/2007) e no Brasil (Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e Resolução n.º 2/2015). Não obstante as diferenças identificáveis entre os dois países, as diretrizes trazem a tona uma formação ora com ênfase no ensino de área e profissionalização do professor, como em Portugal, ora a compreensão das problemáticas sociais, como no Brasil. Percebe-se ainda que as competências definidas como desejáveis e expressas nessas diretrizes transcendem os currículos e assentam, sobretudo, na expectativa de que cada professor se disponha a um processo de desenvolvimento (pessoal e profissional) que promova o seu saber (fazer e estar) na profissão.

 

Biografia do Autor

Jakeline Alencar Andrade, Departamento de Fundamentos da Educação Faculdade de Educação Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é investigador (pós-doutorado) da Universidade do Porto e professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior; Gestão e Ensino. Desenvolve pesquisa e estudos com ênfase em Moral e ética na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, desenvolvimento moral, autonomia, desenvolvimento e aprendizagem na infância e adolescência, formação de professores.

 

Inês Nascimento, Universidade do Porto

Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

Andrade, J. A., & Nascimento, I. (2018). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL E NO BRASIL: EXIGÊNCIAS LEGAIS E EXPECTATIVAS SOBRE O PROFISSIONAL DOCENTE. Revista De Ciências Humanas, 19(02), 143–157. https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.02.143-157