“ISSO É FAKE, PROFESSORA!”: DISCURSO, RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.49-74Keywords:
gênero, educação, feminismos, mulheres na ciência, discursos.Abstract
O propósito do texto é analisar as relações entre discurso, relações de gênero e os processos educativos dos sujeitos. A frase “Isso é fake, professora!”, que foi pronunciada por um menino de 10 anos durante uma aula da educação básica, como reação às imagens de mulheres cientistas, será tomada como elemento mobilizador para conduzir as problematizações. Essas problematizações são entendidas como uma metodologia de análise, de inspiração foucaultiana, que significa dar um passo atrás e transformar em problema o que comumente não é tido como tal. A fala marcada pelo sexismo foi proferida em confronto à imagem de Hedy Lamarr, cientista responsável pela tecnologia do wi-fi. Recorremos à análise do discurso na perspectiva pós-estruturalista de inspiração foucaultiana, para problematizar a construção sociocultural sobre o lugar da mulher. Cientes de que o gênero é relacional, a construção do sujeito masculino que profere esse discurso fará parte da discussão.
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