A DESIGUALDADE RACIAL E AS ASSIMETRIAS RELACIONADAS À DIGITALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERCEPÇÃO DOCENTE: UMA URGÊNCIA CONTEMPORÂNEA

Authors

  • Renata Gomes Garcia PUCRS
  • Lucia Maria Martins Giraffa

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.68-85

Keywords:

Educação Infantil, TDICs, desigualdade racial.

Abstract

A construção da inteligência digital é essencial no mundo contemporâneo, porém enfrenta desafios devido às assimetrias no sistema educacional, afetando de maneira desigual a população mais vulnerável, composta majoritariamente por pretos e pardos. Estudantes negros enfrentam dificuldades de acesso à educação de qualidade, muitas vezes vivendo em regiões socialmente vulneráveis e com infraestrutura escolar deficiente, incluindo falta de recursos digitais e conectividade à internet. Isso cria uma brecha digital em comparação com estudantes de classes sociais mais favorecidas que têm acesso a recursos tecnológicos. Este artigo destaca a importância de abordar essas questões desde a Educação Infantil, visando combater a desigualdade racial que acompanhará as crianças ao longo de sua rotina escolar, principalmente com relação ao acesso à digitalidade. A pesquisa será de natureza aplicada e será apoiada por uma revisão tipo Survey, buscando sensibilizar docentes e gestores da Educação Infantil para a urgência de lidar com esse problema. Além disso, ela aponta para a necessidade de uma investigação de campo para compreender como essas disparidades se manifestam no cotidiano escolar, a partir das percepções dos professores. Trata-se de uma pesquisa em andamento, em que se objetiva promover a reflexão e a busca por soluções que minimizem essas desigualdades no contexto educacional.

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Published

2023-12-01

How to Cite

Garcia, R. G., & Giraffa, L. M. M. (2023). A DESIGUALDADE RACIAL E AS ASSIMETRIAS RELACIONADAS À DIGITALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERCEPÇÃO DOCENTE: UMA URGÊNCIA CONTEMPORÂNEA. Revista De Ciências Humanas, 24(2), 68–85. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.68-85