Breves considerações sobre a pedagogia, a construção de identidade dos profissionais da educação Infantil e a formação continuada

Authors

  • Bruna Barboza Trasel UNIJUI
  • Celso José Martinazzo UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.10-23

Keywords:

Pedagogia. Ciência. Educador. Formação Continuada.

Abstract

O presente artigo tem o objetivo de analisar e explicitar alguns dos pressupostos do pensamento pedagógico de Mario Osorio Marques que integram o livro Pedagogia: a Ciência do Educador (1990). Esses pressupostos são articulados com outros autores, com a finalidade de tensionar o questionamento apresentado por Marques na Introdução do referido livro: “Qual a natureza dos conhecimentos que se requerem do educador para que se possa entender, organizar e conduzir as práticas educativas em que se empenha, não como sujeito isolado, mas como coletivo dos educadores/educandos?” Sobre tal questionamento acrescentamos: Como têm sido pensado os momentos de efetivação do trabalho coletivo, os planejamentos, a constituição de saberes e as formações continuadas dos profissionais da Educação Infantil? As análises e possíveis respostas para tais interrogações foram inspiradas nos autores: Mario Osorio Marques (1988, 1990, 1993, 2000, 2014), Francisco Imbernón (2009, 2011) e Isabel de Oliveira e Silva (2003). A reflexão se caracteriza por ser uma pesquisa bibliográfica apoiada pelo método dedutivo-indutivo.

Author Biographies

Bruna Barboza Trasel, UNIJUI

Pedagoga, Mestranda em Educação nas Ciências

Celso José Martinazzo, UNIJUI

Mestre em Educação (UFSM); doutor em Educação (UFRGS) e pós-doutor pela Universidade do Minho (Uminho). Professor titular do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí.

References

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SILVA, Isabel de Oliveira e. Profissionais da Educação Infantil: formação e construção de identidades. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Published

2018-04-12

How to Cite

Trasel, B. B., & Martinazzo, C. J. (2018). Breves considerações sobre a pedagogia, a construção de identidade dos profissionais da educação Infantil e a formação continuada. Revista De Ciências Humanas, 19(01), 10–23. https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.10-23