O PAPEL DA MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INTEGRAL
ELEMENTOS DESEJÁVEIS NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO MUSICAL NA FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.106-125Palavras-chave:
Musicalidade, Educação Integral, Formação estética, Tecnologias digitaisResumo
O presente artigo tem como proposta inicial apresentar a musicalidade como importante elemento dentro do projeto pedagógico na educação integral, baseada na proposta de Keith Swanwick que, através do método CLASP, apresenta aspectos que devem ser aplicados em sala de aula para que os indivíduos possam desenvolver-se através da música. Para tanto, é necessário contemplar a formação estética, que possui um olhar voltado à humanização e à sensibilidade, pois trabalha aspectos importantes das artes, além de questões profissionais e a subjetividade humana. Nesse sentido, o educador como principal agente da educação integral, necessita de uma formação voltada para essa dimensão. Além disso, o artigo apresenta, ainda, a tecnologia digital como um possível recurso didático para o aprimoramento da percepção musical. Logo, este estudo pretende verificar: quais são os elementos desejáveis no processo de desenvolvimento da musicalidade? Para responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com contribuição de autores como: Maffioletti (2001), Swanwick (2003), Mársico (2003), Pereira (2006), entre outros. Por fim, foi possível verificar a necessidade de ampliar as discussões sobre a temática em questão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.