ENTRE CARTAS E SONHOS
EDUCAÇÃO INTEGRAL E OS SENTIDOS DA ESCOLA PARA JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.84-105Palavras-chave:
Educação Integral, Medidas socioeducativas, Justiça curricular, SocioeducaçãoResumo
O objetivo do artigo é refletir sobre os sentidos da educação integral para a vida de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, que estão cumprindo medidas socioeducativas, com base nas cartas trocadas entre eles e os educadores do Programa Juventudes, do Sesc, durante o Projeto “Cartas para a Fundação”. A metodologia se baseia em uma análise qualitativa e sensível das cartas trocadas, utilizando a análise de conteúdo de Bardin e análise relacional de Michael Apple. Como resultado, ao destacar a centralidade das experiências e narrativas juvenis, o artigo propõe estratégias de educação integral que dialoguem com os contextos específicos de jovens marginalizados, contribuindo para a construção de sociedades democráticas e inclusivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.