EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL

ESTRUTURAÇÃO NORMATIVA E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.75-92

Palavras-chave:

Educação integral, Legislação educacional, Jornada ampliada, Tempo integral

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a estruturação normativa das políticas de educação integral no Brasil, enfatizando seus avanços e limitações. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental baseada em portarias, resoluções, leis, documentos orientadores e referências bibliográficas sobre a temática. Os resultados evidenciam que tais políticas foram concebidas para ajudar no desempenho da escola pública, concretizando-se na ampliação do tempo de permanência do educando na escola. Apesar de apresentarem limitações, essas políticas caminharam no sentido de promover o desenvolvimento integral dos estudantes por meio de atividades diferenciadas e contextualizadas, atendendo parcialmente ao objetivo de aperfeiçoar a educação integral.

Biografia do Autor

Tânia Castro Gomes, Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA

Doutora em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Amazônia EDUCANORTE - Associação Plena em Rede e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. É membro do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/UFOPA. É Técnico em Educação pela Secretaria de Estado de Educação no Estado do Pará, atualmente exerce o cargo de Gestora Escolar pela Diretoria Regional de Ensino – DRE Santarém. E-mail: tcastrogomes45@gmail.com . Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1637318779597566 . Link do Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5092-5878

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/PGEDA-Ufopa. Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação”, HISTEDR/UFOPA. Vice coordenadora do Forpred Nacional (2023-2025). Bolsista Produtividade CNPq/Brasil. E-mail: liliacolaress@gmail.com . Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9671465461954562 .Link do Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5915-6742

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Publicado

2025-05-09

Como Citar

Gomes, T. C., & Colares, M. L. I. S. (2025). EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: ESTRUTURAÇÃO NORMATIVA E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. Revista De Ciências Humanas, 26(1), 75–92. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.75-92

Edição

Seção

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas