O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL EM SÃO PAULO
CONFIGURAÇÕES E PROPOSIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADORA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.182-205Palavras-chave:
Programa Ensino Integral, Políticas públicas, Educação integral, Estado de São PauloResumo
Este artigo propõe uma contribuição nas discussões no campo da Educação Integral, a partir da compreensão sobre como as configurações atuais do Programa Ensino Integral, implantado e expandido massivamente no estado de São Paulo desde 2012, cooperam para o desenvolvimento dessa perspectiva. O estudo foi realizado com base em pesquisa documental de normativos legais e diretivos do Programa Ensino Integral e em revisão bibliográfica de artigos científicos publicados entre 2012 e 2024, alicerçados teoricamente nos escritos de Cavaliere (2002), Paro (2008), Posser, Almeida e Moll (2016) e Girotto e Oliveira (2023). Os resultados convergem para o aumento da ampliação da jornada escolar, embora com poucos elementos que subsidiem o desenvolvimento pleno dos estudantes. Face aos resultados, são apresentadas proposições para a reconfiguração de programas de escolas em tempo integral que tenham como eixo central a educação numa perspectiva integral e “integradora”, que, para além da multidimensionalidade dos sujeitos, favoreça a construção de vínculos de afetividade entre educandos e educadores, entre comunidade e escola, para o fortalecimento da aprendizagem.
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