O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL EM SÃO PAULO

CONFIGURAÇÕES E PROPOSIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.182-205

Palavras-chave:

Programa Ensino Integral, Políticas públicas, Educação integral, Estado de São Paulo

Resumo

Este artigo propõe uma contribuição nas discussões no campo da Educação Integral, a partir da compreensão sobre como as configurações atuais do Programa Ensino Integral, implantado e expandido massivamente no estado de São Paulo desde 2012, cooperam para o desenvolvimento dessa perspectiva. O estudo foi realizado com base em pesquisa documental de normativos legais e diretivos do Programa Ensino Integral e em revisão bibliográfica de artigos científicos publicados entre 2012 e 2024, alicerçados teoricamente nos escritos de Cavaliere (2002), Paro (2008), Posser, Almeida e Moll (2016) e Girotto e Oliveira (2023). Os resultados convergem para o aumento da ampliação da jornada escolar, embora com poucos elementos que subsidiem o desenvolvimento pleno dos estudantes. Face aos resultados, são apresentadas proposições para a reconfiguração de programas de escolas em tempo integral que tenham como eixo central a educação numa perspectiva integral e “integradora”, que, para além da multidimensionalidade dos sujeitos, favoreça a construção de vínculos de afetividade entre educandos e educadores, entre comunidade e escola, para o fortalecimento da aprendizagem.

Biografia do Autor

Marcelo Alves dos Santos, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Professor de Língua Portuguesa, pedagogo, estudante do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) em nível de mestrado pela Universidade Federal de São Paulo, EFLCH/ UNIFESP, sob orientação da Prof.ª Dra. Magali Aparecida Silvestre; estuda e pesquisa a Formação Continuada docente nas escolas do Programa Ensino Integral do Estado de São Paulo. Participa do Grupo de Pesquisa e Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP). Associado à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Atualmente trabalha como Coordenador de Gestão Pedagógica Geral (CGPG) na rede estadual de Ensino de São Paulo- PEI.

Magali Aparecida Silvestre , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)

Pedagoga, Doutora (2008) e Mestre (1997) em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado Latino-Americano, da UFMG. Professora Associada II da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP responsável pela unidade curricular Planejamento e Avaliação Educacional e Preceptora do Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e Pesquisadora no campo da Formação de Professores/as do Ensino Fundamental e Ensino Superior, desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: trabalho docente, identidade profissional docente, estágio curricular, residência pedagógica, inserção profissional docente, formação inicial e continuada, didática, práticas pedagógicas, avaliação educacional, estudos de egressos da graduação e pós-graduação. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica - GEODDIP e o Observatório Temático de Educação Superior da EFLCH.

Downloads

Publicado

2025-05-09

Como Citar

Santos, M. A. dos, & Silvestre , M. A. (2025). O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL EM SÃO PAULO: CONFIGURAÇÕES E PROPOSIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADORA. Revista De Ciências Humanas, 26(1), 182–205. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.182-205

Edição

Seção

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas