EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS IDEIAS EDUCACIONAIS DE CARL ROGERS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.284-307Palavras-chave:
Carl Rogers, Educação, Educação Infantil, Pesquisa documental, Pesquisa bibliográficaResumo
O objetivo deste estudo é comparar a abordagem educacional proposta por Carl Rogers e as normativas nacionais que regem a Educação Infantil no Brasil. Empregam-se os métodos de pesquisa documental e bibliográfica para versar fontes primárias e secundárias referentes à proposta educacional rogeriana e aos materiais que embasam a estruturação da Educação Infantil brasileira. Posteriormente, discutem-se as informações em termos de estruturação, aproximações e distanciamentos. Dentre os achados, destacam-se que ambas as perspectivas se aproximam no uso de sentidos para promover uma experiencia educacional, na criação de um ambiente propício para o aprendizado, na valorização da criança enquanto protagonista do processo de aprendizagem e na ênfase da relação entre professor-aluno. Contudo, distanciam-se em relação à prática metodológica educacional e à natureza do seu exercício. Diante disso, conclui-se que o estudo acena para uma explicação sobre o motivo pelo qual não se encontram colégios, no Brasil, que sejam norteados pelo referencial rogeriano em suas etapas educacionais, sobretudo a educação infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.