Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-05-09. Consulte a versão mais recente.

EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS IDEIAS EDUCACIONAIS DE CARL ROGERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.284-307

Palavras-chave:

Carl Rogers, Educação, Educação Infantil, Pesquisa documental, Pesquisa bibliográfica

Resumo

O objetivo deste estudo é comparar a abordagem educacional proposta por Carl Rogers e as normativas nacionais que regem a Educação Infantil no Brasil. Empregam-se os métodos de pesquisa documental e bibliográfica para versar fontes primárias e secundárias referentes à proposta educacional rogeriana e aos materiais que embasam a estruturação da Educação Infantil brasileira. Posteriormente, discutem-se as informações em termos de estruturação, aproximações e distanciamentos. Dentre os achados, destacam-se que ambas as perspectivas se aproximam no uso de sentidos para promover uma experiencia educacional, na criação de um ambiente propício para o aprendizado, na valorização da criança enquanto protagonista do processo de aprendizagem e na ênfase da relação entre professor-aluno. Contudo, distanciam-se em relação à prática metodológica educacional e à natureza do seu exercício. Diante disso, conclui-se que o estudo acena para uma explicação sobre o motivo pelo qual não se encontram colégios, no Brasil, que sejam norteados pelo referencial rogeriano em suas etapas educacionais, sobretudo a educação infantil.

Biografias do Autor

  • Rafaela Firmino Leite, Universidade Federal do Ceará

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista. 

  • Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista Produtividade do CNPq. 

Publicado

2025-05-09

Versões

Como Citar

Leite, R. F., & Castelo Branco, P. C. (2025). EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS IDEIAS EDUCACIONAIS DE CARL ROGERS. Revista De Ciências Humanas, 26(1), 284-307. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.284-307